quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Os Suspeitos

Os Suspeitos (The Usual Suspects, EUA, 1995) – Nota 10
Direção – Bryan Singer
Elenco – Stephen Baldwin, Gabriel Byrne, Kevin Spacey, Chazz Palminteri, Kevin Pollak, Benicio Del Toro, Pete Postlethwaite, Suzy Amis, Giancarlo Esposito, Dan Hedaya, Paul Bartel.

Um navio explode no porto de Los Angeles matando vinte e sete pessoas, deixando apenas dois sobreviventes: Um homem que não fala inglês com quase todo o corpo queimado e o bandido pé-de-chinelo Roger “Verbal” Kint (Kevin Spacey), um sujeito manco e falastrão. O detetive Dave Kujan (Chazz Palminteri) é o encarregado de interrogar Verbal, com o objetivo de descobrir os responsáveis pelo crime, já que além das mortes, sumiram do navio quase cem milhões de dólares em cocaína. 

Verbal decide contar com detalhes como entrou nesta história, voltando para seis semanas antes quando ele e mais quatro picaretas (Gabriel Byrne, Stephen Badwin, Kevin Pollak e Benicio Del Toro) foram levados pela polícia como suspeitos e após serem liberados descobriram que teriam de pagar uma dívida para o terrível gângster húngaro Keyser Soze, participando de uma misteriosa missão. 

O sensacional roteiro de Christopher McQuarrie que venceu o Oscar, é um dos mais inteligentes já levados as telas. Dividindo a trama entre o interrogatório de Verbal e os flashbacks da história contada pelo sujeito, o espectador vai montando um quebra-cabeças que chega  a um final brilhante e ao mesmo tempo simples. Todas os detalhes estão ali na frente do espectador, porém a engenhosidade de como eles são mostrados surpreende. 

A direção de Bryan Singer (em seu segundo filme) mostrava que um cineasta promissor estava nascendo, situação que ficou mais clara com o ótimo “O Aprendiz”, antes dele decidir seguir o caminho dos blocksbusters. 

Vale destacar também a edição ágil e a trilha sonora, ambas de John Ottman e principalmente o elenco. Kevin Spacey venceu o Oscar de Ator Coadjuvante e se firmou como grande ator, além dele o restante do elenco cumpre com louvor seus papéis, não deixando de citar a reação incrédula do personagem de Chazz Palminteri ao descobrir o verdadeiro mentor do crime.

2 comentários:

Luís disse...

Me lembro de que fiquei verdadeiramente impressionado quando eu assisti a esse filme, sobretudo por causa da magnífica interpretação de Kevin Spacey, que é mesmo a alma do filme - aliás, um ótimo filme!

Hugo disse...

Luís - É um filme sensacional e a interpretação de Kevin Spacey se destaca.

Abraço