quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rashomon

Rashomon (Rashomon, Japão, 1950) – Nota 8,5
Direção – Akira Kurosawa
Elenco – Toshiro Mifune, Machiko Kyô, Masayuki Mori, Takashi Shimura, Minoru Chiaki. Kichijiro Ueda.

Durante uma forte chuva, um rude aldeão (Kichijiro Ueda) procura se proteger debaixo de um portal abandonado na vila de Rashomon. No local, ele encontra um lenhador (Takashi Shimura) e um sacerdote (Minoru Chiaki) que aparentam tristeza. Os dois decidem contar porque estão tristes e cada um dá sua versão para um estupro seguido de assassinato no meio da floresta. 

Em seguida o espectador é apresentado a uma espécie de interrogatório, onde o assassino Tajomaru (Toshiro Mifune) e a jovem que foi violentada (Machiko Kyô) contam suas versões sobre o crime que culminou no assassinato do samurai marido da jovem (Masayuki Mori). Até mesmo a versão do samurai assassinado é contada através de um espírito que incorpora em uma mulher. 

Este longa dirigido por Akira Kurosawa venceu o Oscar de Filme Estrangeiro e foi o primeiro filme japonês a fazer sucesso mundial. A grande sacada é o roteiro do próprio Kurosawa, que mostra em flashback quatro versões do mesmo crime, deixando o espectador decidir qual a verdadeira. Cada personagem conta uma versão em que sua honra ficaria intacta, situação comum numa sociedade onde a honra era extremamente importante na época. 

Além disso, o roteiro é pessimista ao longo do filme, fazendo os personagens acreditarem apenas na maldade do ser humano, porém na sequência final Kurosawa deixa uma fio de esperança ao inserir um personagem que representa um futuro que pode ser melhor. 

8 comentários:

Jefferson C. Vendrame disse...

Grande Hugo, como vai?
Conheço somente a fama de Kurosawa, infelizmente nunca assisti nenhum de seus filmes, procurarei corrigir tal erro o quanto antes...

Grande Abraço

Fábio Henrique Carmo disse...

Um filme do Kurosawa que adoro e é pouco lembrado é "Sonhos", uma coleção de "curtas" baseados em sonhos do próprio diretor. Uma obra belíssima que foi financiada pelos seus admiradores dos EUA, entre eles Spielberg e Scorsese. Mas Rashomon é ótimo também.

Maxwell Soares disse...

Massa, Hugo. Que filme espetacular. Não conheço o diretor e nem o filme. Os enventos contados quase que simultaneamente me chemaram atenção. A sacada é boa, memsmo. Valeu a dica. Irei buscá-lo e vê-lo. Um abraço...

Gilberto Carlos disse...

Realmente um filme maravilhoso. Li também o conto que lhe deu origem. Abraços.

Jorge Teixeira disse...

Obra-prima. Genial mesmo. Rashomon é muito bom tanto no argumento como em toda a encenação e realização - uma hábil manipulação do que se vê.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

Hugo disse...

Jefferson - Ele fez grandes filmes, foi o cara que colocou o cinema japonês no mapa mundial.

Fábio - Assisti "Sonhos" e gostei. As imagens são belíssimas e tem ainda participação de Scorsese como ator.

Maxwell - Esta sacada de Kurosawa é copiada até hoje. Um dos filmes mais recentes que utilizaram a ideia foi "Ponto de Vista".

Gilberto - Imagino que o conto seja ótimo tb.

Jorge - Kurosawa manipula a história de acordo com o interesse de cada personagem.

Abraço a todos

Gonga disse...

Grande filme, obra prima

O Narrador Subjectivo disse...

Não é dos meus filmes japoneses preferidos, mas reconheço a originalidade da estrutura.

http://onarradorsubjectivo.blogspot.pt/