domingo, 16 de dezembro de 2012

Jovens, Loucos e Rebeldes

Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused, EUA, 1993) – Nota 8
Direção – Richard Linklater
Elenco – Jason London, Matthew McConaughey, Joey Lauren Adams, Cole Hauser, Milla Jovovich, Shawn Andrews, Sasha Jenson, Rory Cochrane, Ben Affleck, Adam Goldberg, Anthony Rapp, Marissa Ribisi, Wiley Wiggins, Michelle Burke, Deena Martin, Christine Harnos, Parkey Posey, Nicky Katt, Jason O. Smith.

No ultimo dia de aula numa escola do Texas em 1976, veteranos e novatos aproveitam para se divertir antes do início das férias, com direito a muito namoro, confusões, bebidas e drogas. Com este fio de história, o diretor e roteirista Richard Linklater cria um dos longas mais divertidos e ao mesmo tempo críticos sobre a juventude dos anos setenta. Ele que nasceu em 1960, era adolescente na época em que se passa a trama do filme e por ser testemunha daquele momento, além de ter talento para escrever e dirigir, Linklater conseguiu retratar com perfeição todo aquele contexto através de personagens que podem parecer clichês, mas que estão bem próximos da realidade. 

Não existe um protagonista, apesar de dois personagens terem uma maior participação. São eles, o astro do time de futebol do escola Randall “Pink” Floyd (Jason London), que está dividido entre a fama passageira que tem no colégio e a vontade de liberdade. O outro personagem é o novato Mitch Kramer (Wiley Wiggins), que a princípio se torna vítima de trote dos veteranos, mas que ao final da noite acaba aceito por todos, como se estivesse sido aprovado num rito de passagem. 

A fauna de personagens tem o veterano reprovado (Ben Affleck) que tenta descontar suas frustrações nos calouros, as garotas veteranas (Joey Lauren Adams e Parkey Posey) que tentam humilhar as mais jovens, os drogados (Rory Cochrane, Shawn Andrews e Milla Jovovich), os nerds (Marissa Ribisi, Anthony Rapp e Adam Godlberg), além de um ex-astro da escola (Matthew McConaughey) que reaparece para pegar garotas novas. 

Apesar de não ter feito grande sucesso na época, o filme se tornou cult com o passar do anos após elogios de Quentin Tarantino e por ter sido incluído merecidamente em algumas listas de melhores filmes já produzidos sobre jovens. 

Quase todo o elenco fez o carreira e alguns se tornaram nomes de ponta como Affleck, McConaughey, Cole Hauser e Milla Jovovich. Vale destacar ainda a ótima trilha sonora repleta de rock dos anos setenta. 

Na sequência final alguns dos jovens pegam a estrada para assistir a um show do Aerosmith, como uma metáfora com o objetivo de mostrar que a vida de verdade começa após o colégio e que o caminho está aberto a todos. 

O resultado é uma espécie de “American Griffith” chapado e mais divertido.

2 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Nunca tinha ouvido falar de "American Graffiti chapado" rs!

Abs!

Hugo disse...

Rodrigo - Espero que tenha gostado...rs

Abraço