quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Experiência

A Experiência (Das Experiment, Alemanha, 2001) – Nota 8
Direção: Oliver Hirschbiegel
Elenco: Moritz Bleibtreu, Christian Berkel, Maren Eggert, Justus Von Dohnanyy, Oliver Stokowski, Andréa Sawatzki, Edgar Selge.

Este interessante filme com uma história original foi dirigido pelo alemão Oliver Hirschbiegel antes do ótimo "A Queda! As Últimas Horas de Hitler" e do criticado "Os Invasores". 

Aqui uma corporação coloca um anúncio num jornal com a intenção de contratar doze homens para uma experiência que consiste em colocá-los numa prisão por duas semanas, sendo que seis homens serão escalados como prisioneiros e os outros seis como guardas, para análise de comportamento em uma ambiente controlado. 

No início, os homens agem como estivessem em uma brincadeira onde ganhariam um dinheiro fácil, porém aos poucos a coisa começa a ficar séria, gerando tensão entre os grupos e alguns personagens em especial, o que poderá acabar em tragédia. 

O ótimo tema que é desenvolvido com talento, tem como ponto principal o relacionamento que se cria com a convivência em grupo e como os líderes surgem naturalmente, conseguindo manipular seus pares, tanto para o bem como para o mal. 

Os destaques do elenco são Moritz Bleitbreu de "Corra Lola, Corra", que faz o papel do prisioneiro que começa levando na tudo na brincadeira, mas que terá de mudar o comportamento para se tornar um líder e Christian Berkel, que trabalharia novamente com Hisrchbiegel em "A Queda!", como um personagem a princípio apenas observador entre os prisioneiros, que se mostrará de grande importância durante a trama. 

Para quem gosta de filmes com temas originais, boas cenas de suspense e ação, além de um interessante estudo sobre comportamento humano em grupo, este filme é uma ótima pedida. 

Como curiosidade, o roteiro e baseado em parte da história real de uma experiência nos mesmos moldes realizada na Alemanha. 

Finalizando, o longa tem uma versão americana chamada “Detenção”, com Forest Whitaker e Adrien Brody. 

Nenhum comentário: