quinta-feira, 28 de março de 2013

O Último Refúgio & Paixões em Fúria


O Último Refúgio (High Sierra, EUA, 1941) – Nota 7,5
Direção – Raoul Walsh
Elenco – Humphrey Bogart, Ida Lupino, Alan Curtis, Arthur Kennedy, Joan Leslie, Henry Hull, Henry Travers, Cornel Wilde.

Roy Earle (Humphrey Bogart) é um assaltante condenado à prisão perpétua que consegue um indulto graças a ação nos bastidores da justiça de um poderoso chefão do crime. Em troca da liberdade, Roy precisa comandar um assalto a um hotel de luxo. Roy vê o plano como sua chance de aposentadoria, porém é obrigado a trabalhar com dois jovens criminosos inexperientes (Alan Curtis e Arthur Kennedy), que tem como companhia uma jovem que trabalhava numa boate (Ida Lupino). O grupo fica hospedado em dois chalés num hotel das montanhas enquanto aguarda a informação de um funcionário do hotel de luxo (Cornel Wilde), avisando que o momento da ação chegou. 

Este bom filme sobre assalto tem no roteiro a assinatura de John Huston, que no mesmo ano dirigiu o clássico “Relíquia Macabra (O Falcão Maltês) “. Huston cria ainda uma interessante subtrama sobre um casal de idosos que tem uma neta com problema em um dos pés, jovem por quem o personagem de Bogart se apaixona e acredita que poderia ser o caminho para uma vida nova. 

É curioso ver que nos créditos o nome de Ida Lupino aparece em primeiro lugar, mesmo com o papel de Bogart sendo principal. Ida Lupino deixaria também sua marca no cinema como diretora de alguns longas nos anos cinquenta e posteriormente em vários seriados clássicos de tv.

Paixões em Fúria (Key Largo, EUA, 1948) – Nota 8
Direção – John Huston
Elenco – Humphrey Bogart, Edward G. Robinson, Lauren Bacall, Lionel Barrymore, Claire Trevor, Thomas Gomez, Harry Lewis.

Frank McCloud (Humphrey Bogart) é um veterano da Segunda Guerra Mundial que para cumprir uma promessa, viaja até Key Largo na Flórida, para visitar o pai (Lionel Barrymore) e a esposa (Lauren Bacall) de um companheiro do exército que faleceu na guerra. Os dois administram um decadente hotel, sendo que o velho homem vive preso a uma cadeira de rodas. Quando uma tempestade chega ao local, junto aparece uma quadrilha de bandidos liderada por Frank Rocco (Edward G. Robinson), que deseja se esconder da tempestade e que toma o hotel de assalto e os hóspedes como reféns. Após vivenciar os horrores da guerra, McCloud não deseja reagir ao assalto e por isso tenta manter o controle até que os bandidos deixem o local, porém a violência do bando não deixa opção ao veterano soldado. 

O roteiro é baseado numa peça de teatro de Maxwell Anderson e foi adaptado para o cinema pelo diretor John Huston em parceria com o também diretor Richard Brooks (“Os Profissionais”, “Gata em Teto de Zinco Quente”). A história procura mostrar que a violência pode ocorrer em qualquer lugar, não é necessário existir uma guerra oficial e tem no personagem de Bogart o exemplo do sujeito que deseja apenas viver em paz, mas tem de enfrentar uma nova batalha dentro do próprio país.

Além da direção de Huston, vale destacar o sensacional elenco.

Nenhum comentário: