domingo, 31 de março de 2013

Temporada de Caça

Temporada de Caça (Affliction, EUA, 1997) – Nota 7
Direção – Paul Schrader
Elenco – Nick Nolte, Sissy Spacek, James Coburn, Willem Dafoe, Mary Beth Hurt, Jim True Frost, Holmes Osborne, Christopher Heyerdahl, Brigit Tierney.

Wade Whitehouse (Nick Nolte) é o xerife de uma pequena cidade em New Hampshire, local procurado por caçadores durante a temporada de caça. Logo no primeiro dia da temporada, seu amigo Jack (Jim True Frost) que trabalha como guia, se envolve num grande problema. Um empresário que ele levava para caçar morre com um tiro, porém Jack alega que o sujeito atirou em si próprio de forma acidental. 

Além de ter de investigar o complicado caso que envolve o amigo, Wade precisa lidar com seus próprios problemas. Sua ex-esposa (Mary Beth Hurt) o despreza, assim como sua filha pequena, além disso ele é obrigado a conviver com o velho pai, o violento Glen (James Coburn), que durante toda a vida maltratou o filho e a esposa. Os anos de abuso sofridos fez com que Wade se transformasse num sujeito inseguro, que sofre também pela morte da mãe. O único apoio que Wade recebe é da atual namorada Margie (Sissy Spacek). 

Este drama sombrio e gelado (assim como a locação da trama) tem como pontos principais as magníficas interpretações de Nick Nolte e do veterano James Coburn, que concorreram merecidamente ao Oscar, com Coburn vencendo o prêmio de coadjuvante. Enquanto Nolte cria um sujeito derrotado pela vida, que deseja resolver o caso da morte do empresário para provar que ainda tem algum valor, Coburn interpreta um homem frio que não se arrepende de seus atos. 

O papel de Coburn foi primeiramente oferecido para Paul Newman e James Garner, que recusaram por causa do caráter do personagem, sendo que Garner indicou James Coburn, que com sua face rude era especialista em papéis de durões. O resultado foi perfeito, pois Coburn que nunca havia sequer sido indicado ao Oscar, acabou recebendo o prêmio, que pode ser considerado também um prêmio pela bela carreira. 

O filme além de sombrio é lento, focando mais nas relações familiares e nos traumas do personagem de Nolte do que na investigação, resultando numa drama pesado e apenas mediano. 

Nenhum comentário: