sexta-feira, 19 de abril de 2013

É Proibido Fumar

É Proibido Fumar (Brasil, 2009) – Nota 6,5
Direção – Anna Muylaert
Elenco – Glória Pires, Paulo Miklos, Alessandra Colassanti, Antonio Abujamra, Marisa Orth, André Abujamra, Paulo César Peréio, Etty Fraser.

Baby (Glória Pires) é uma solteira que mora num bairro de classe média paulistana e sobrevive dando aulas de violão para crianças, idosos e outras pessoas sem talento algum para a música. Sempre procurando um amor, ela se interessa pelo músico Max (Paulo Miklos), que aluga o apartamento vizinho. Max adora rock, mas para ganhar a vida é obrigado a tocar samba num restaurante, além disso, ele também precisa lidar com a ex-mulher. 

Estes dois personagens solitários lembram em parte o protagonista de “Durval Discos”, o trabalho anterior da diretora Anna Muylaert. Durval era um sujeito que parecia ter parado nos anos setenta, não aceitando que o mundo havia mudado, enquanto o casal de protagonistas aqui tem toda a cara dos anos oitenta. As aulas de violão, o estilo de se vestir e agir da personagem Baby, inclusive sua compulsão em fumar e o músico sonhador tentando fazer rock são situações típicas da época, culminando com o cenário principal, o apartamento de Baby localizado num velho edifício. 

Se estes pontos são interessantes e deixam a trama próxima da realidade de uma época, por outro lado, a virada na história que começa com um acidente ridículo se mostra forçada ao tentar incluir uma pitada de suspense, mesmo que seja com uma história de amor ao fundo. Mesmo não sendo uma virada tão radical quanto a parte final de “Durval Discos”, ainda assim fica a impressão de que a história poderia ter tomado outro rumo.

Nenhum comentário: