quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Príncipe da Cidade

O Príncipe da Cidade (Prince of the City, EUA, 1981) – Nota 8
Direção – Sidney Lumet
Elenco – Treat Williams, Jerry Orbach, Richard Foronjy, Norman Parker, Bob Balaban, James Tolkan, Lindsay Crouse, Lance Henriksen, Lee Richardson, Lane Smith, Paul Roebling.

O detetive Danny Ciello (Treat Williams) está envolvido em pequenos casos de corrupção junto com seu parceiro Gus Levy (Jerry Orbach), fato comum com outros policiais de Nova York. Quando o departamento de justiça começa a investigar os casos sob a liderança de Joe Marinaro (Richard Foronjy), logo chegam em Danny e o pressionam tentando fazer com que ele coopere para depor contra os colegas policiais. 

Danny é casado com Carla (Lindsay Crouse) e tem dois filhos, situação que o faz temer ser preso, porém sua consciência fica dividida entre defender a família e a lealdade com os parceiros de departamento. Danny acaba cedendo e se transforma em peça chave para o caso, sem imaginar que os tentáculos da corrupção atingem todos os níveis dentro da polícia. 

Este ótimo e praticamente esquecido drama policial comandado pelo grande Sidney Lumet, é um filme pesado baseado numa história real que mistura tráfico de drogas, corrupção e lealdade entre policiais. A princípio, o filme teria Brian DePalma na direção e Robert DeNiro no papel principal, porém os produtores queriam algo bem próximo da realidade e resolveram contratar Sidney Lumet, que já havia feito um longa sobre corrupção policial, o hoje clássico “Serpico” com Al Pacino. 

Lumet exigiu um protagonista sem grande fama, por isso o papel ficou com Treat Williams, que na época era conhecido apenas por seu trabalho em “Hair” de Milos Forman. O resto do elenco também tinha atores pouco conhecidos, com destaque para o falecido Jerry Orbach, que ficaria famoso apenas dez anos depois na série “Law & Order”. 

Outra exigência de Lumet foi filmar todos os detalhes do livro, o que resultou num longa de três horas recheado de detalhes e personagens, porém sem ser cansativo para quem gosta do gênero. 

O fato curioso é que Lumet voltaria mais duas vezes ao tema da corrupção policial e na justiça, com os longas “Q & A – Sem Lei, Sem Justiça” e “Sombras da Lei”.

3 comentários:

Kamila disse...

Não conheço esse filme do Sidney Lumet, mas parece ser uma história intrigante. Além disso, tem o Treat Williams, um ator que conheço do seriado "Everwood" e gosto bastante.

renatocinema disse...

Não assisti e tenho curiosidade.

Sobre o comentário no meu blog.....amigo que é amigo não pede filme. kkkk

Hugo disse...

Kamila - Assisti apenas um ou dois episódios de "Everwood".

A carreira de Treat Williams é muito irregular.

Renato - Com certeza...rs

Abraço