domingo, 7 de abril de 2013

Violação de Privacidade

Violação de Privacidade (The Final Cut, EUA / Canadá / Alemanha, 2004) – Nota 6
Direção – Omar Naim
Elenco – Robin Williams, Mira Sorvino, James Caviezel, Mimi Kuzyk, Stephanie Romanov, Thom Bishops, Genevieve Buechner, Brendan Fletcher.

No futuro, as pessoas ao nascer recebem um chip implantado no cérebro que guardará as imagens de sua vida inteira. Quando a pessoa morre, uma empresa edita os melhores momentos de sua vida, excluindo as atitudes ruins e cria uma apresentação na cerimônia do funeral. 

O estranho Alan Hakman (Robin Williams) é considerado o melhor editor deste tipo de trabalho, conseguindo extrair o melhor da vida das pessoas, porém sua vida pessoal é complicada, ele tem um relacionamento frio com a namorada (Mira Sorvino) e ainda guarda um segredo de infância. 

O lado profissional também fica abalado quando ao montar as memórias de um determinada pessoa, ele começa a ser pressionado por um sujeito (James Caviezel) que participa de um grupo que é totalmente contra este trabalho. 

Assim como fez em “Insônia” e “Retratos de uma Obsessão”, Robin Williams cria um personagem soturno e calado, quase um sujeito sem alma, porém apenas sua interpretação não consegue salvar este filme que tem uma premissa diferente, mesmo que absurda (quanto tempo levaria para alguém analisar a vida inteira de um sujeito em imagens?). O desenrolar da trama é tão frio quando o personagem de Williams, além de exagerar no uso de flashbacks, resultando num filme apenas razoável.

2 comentários:

renatocinema disse...

Gostei mais do filme pelo estilo de Robin Willians, que não costuma fazer papéis assim, do que pelo roteiro.

Merece uma visita geral.

abs

Hugo disse...

Renato - O filme é apenas razoável.

Abraço