domingo, 23 de junho de 2013

Os Profissionais

Os Profissionais (The Professionals, EUA, 1966) – Nota 8
Direção – Richard Brooks
Elenco – Burt Lancaster, Lee Marvin, Robert Ryan, Woody Strode, Jack Palance, Ralph Bellamy, Claudia Cardinale.

Um rico fazendeiro (Ralph Bellamy) contrata quatro mercenários (Burt Lancaster, Lee Marvin, Robert Ryan e Woody Strode) para viajarem até o México e resgatarem sua esposa (Claudia Cardinale) que ele alega ter sido sequestrada pelo bandido Jesus Raza (Jack Palance). Os mercenários aceitam a missão pelo dinheiro oferecido, sendo dez mil dólares para cada um, porém eles não acreditam na história do fazendeiro, já que dois deles (Burt Lancaster e Lee Marvin) lutaram ao lado de Raza na Revolução Mexicana e o conhecem bem. O quarteto atravessa o deserto e enfrenta vários obstáculos para chegar até o México, inclusive a relutância da jovem esposa em voltar para o marido. 

Hoje quase esquecido, este ótimo faroeste dirigido por Richard Brooks (“A Sangue Frio”, “Gata em Teto de Zinco Quente”) segue um estilo parecido com os chamados “Western Spaghetti”, principalmente por ser mais violento do que a maioria dos filmes americanos do gênero, formato que resultaria em clássicos produzidos quase em seguida como “Meu Ódio Será Sua Herança” e “Era Uma Vez no Oeste”, por sinal longas ainda melhores que este. 

O elenco é outro grande destaque, principalmente na química entre os personagens de Lancaster e Marvin, dois mitos do cinema, tendo ainda ao lado os grandes Robert Ryan e Jack Palance como um mexicano, além de Woody Strode, o primeiro ator negro a ter papéis de destaque no gênero western, sem contar ainda a bela italiana Claudia Cardinale, que voltaria ao gênero em “Era Uma Vez no Oeste”. 

Para quem gosta do gênero, o filme é uma ótima pedida

Nenhum comentário: