quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Último Suspeito & Sombras do Mal


O Último Suspeito (City by the Sea, EUA, 2002) – Nota 7
Direção – Michael Caton Jones
Elenco – Robert De Niro, Frances McDormand, James Franco, George Dzundza, Eliza Dushku, William Forsythe, Patti LuPone, Anson Mount, John Dooman, Nestor Serrano, Brian Tarantina, Leo Burmester.

O veterano policial Vincent LaMarca (Robert De Niro) e seu parceiro Reg Duffy (George Dzundza) são designados para investigar o assassinato de um pequeno traficante que foi encontrado na beira da praia em Long Beach. A questão é que o homem foi assassinado pelo filho de LaMarca, o drogado Joey (James Franco), que junto com outro viciado arrumou encrenca com o sujeito. Para piorar a situação, LaMarca tem uma complicada história de vida, em virtude de um crime cometido por seu pai e ainda por ter se separado da mãe de Joey (Patti LuPone). 

O filme pode ser analisado através de duas perspectivas. A do previsível roteiro que exagera nos clichês do gênero, mas que ganha alguns pontos ao criar um final realista e a das boas interpretações do trio principal, com De Niro competente como o pai/policial dividido, Frances McDormand como a mulher que tenta entendê-lo e James Franco acertando no tom do jovem desajustado. 

Apesar dos clichês, outro ponto interessante do filme é utilizar como cenário uma parte decadente de Long Beach, uma praia ao lado de Manhattan que teve seu auge nos anos cinqüenta e sessenta. O diretor inclusive utiliza cenas do local na época do seu auge para mostrar o contraste em relação a atualidade. 

Deixando de lado as falhas, o resultado é um razoável filme policial. 

Sombras do Mal (Night and the City, EUA, 1992) – Nota 6,5
Direção – Irwin Winkler
Elenco – Robert De Niro, Jessica Lange, Cliff Gorman, Alan King, Jack Warden, Eli Wallach, Barry Primus.

Harry Fabian (Robert De Niro) é um advogado de porta de cadeia que após ajudar um boxeador em um caso judicial, decide se tornar promotor de lutas. Com a ajuda da namorada Helen (Jessica Lange) e do veterano Al Grossman (Jack Warden), Harry tenta promover algumas lutas, o que causa descontentamento em Ira “Boom-Boom” Grossman (Alan King), o chefão do submundo que é irmão de Al e que organiza as lutas de boxe na cidade. As armações de Harry logo começam a dar errado e a situação acaba saindo de seu controle. 

Refilmagem de um clássico noir de 1950 de mesmo nome dirigido por Jules Dassin, este drama sobre os bastidores corruptos do mundo do boxe, peca pelo roteiro sem surpresas e pela narrativa fria imposta pelo diretor Irwin Winkler. 

Mesmo com os talentosos Robert De Niro e Jessica Lange nos papéis principais, o longa é apenas razoável, desperdiçando a boa premissa. 

Nenhum comentário: