quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cenas em um Shopping & Juntando os Pedaços


Nesta postagem comento dois raros filmes em que Woody Allen trabalha apenas como ator, sem participação no roteiro ou direção. Um detalhe, são filmes fracos, que mostram que Allen é muito melhor para escrever e dirigir do que para escolher papéis como ator.

Cenas em um Shopping (Scenes from a Mall, EUA, 1991) – Nota 5,5
Direção – Paul Mazursky
Elenco – Bette Midler, Woody Allen, Bill Irwin, Paul Mazursky.

No dia em que o casal Fifer completa dezessseis anos de casamento, Nick (Woody Allen) e Deborah (Bette Midler) resolvem comemorar passeando por um shopping de Beverly Hills, onde também farão compras de natal. Quando o casal passa por uma livraria e vê em exposição o novo livro escrito pela esposa chamado “Como Renovar seu Casamento”, Nick inicia uma discussão sobre o tema e abre uma verdadeira caixa de Pandora. O casal então desata a discutir sobre suas vidas e terminam por revelar segredos não muito agradáveis. 

O irregular diretor Paul Mazursky (“Moscou em Nova York”, “Luar Sobre Parador”) conseguiu a proeza de reunir Woody Allen e Bete Midler interpretando personagens comuns as suas carreiras. Allen faz o sujeito falastrão e inseguro que solta piadas irônicas a todo momento, enquanto Bette Midler interpreta a perua exagerada. 

A premissa interessante se torna cansativa com o excesso de discussões entre o casal, sem contar ainda a irritante participação de Bill Irwin como um mímico que trabalha no shopping.   

Juntando os Pedaços (Picking Up the Pieces, EUA, 2000) – Nota 4
Direção – Alfonso Arau
Elenco – Woody Allen, Sharon Stone, David Schwimmer, Maria Grazia Cucinotta, Cheech Marin, Kiefer Sutherland, Alfonso Arau, Danny De La Paz, Andy Dick, Fran Drescher, Joseph Gordon Levitt, Eliott Gould, Eddie Griffin, Mia Maestro, Lupe Ontiveros.

O açougueiro judeu Tex (Woody Allen) assassinou e esquartejou a esposa infiel Candy (Sharon Stone). Para enterrar o corpo, Tex utiliza um local no deserto do Novo México, porém a mão da falecida se perde na estrada. Uma senhora cega (Lupe Ontiveros) encontra a mão e começa a enxergar. Acreditando que a mão é de uma santa, a mulher a leva para um pequeno povoado e entrega ao padre (David Schwimmer), com o objetivo de que ele prove ser um milagre. O padre na verdade não acredita em nada e ainda tem um caso com uma prostituta (Maria Grazia Cucinotta), mas é obrigado a avisar o Vaticano quando outros milagres passam a acontecer. Em paralelo, um policial (Kiefer Sutherland) que era amante de Candy, sai a procura da desaparecida e desconfia do falastrão Tex. 

É difícil entender como a mesma pessoa que dirigiu o sensível “Como Água Para Chocolate” conseguiu realizar um filme tão equivocado como este “Juntando os Pedaços”. O gênero humor negro é extremamente complicado, sendo que aqui o diretor Alfonso Arau mistura ainda pitadas de sobrenatural e crítica social, principalmente contra a Igreja Católica, deixando tudo ainda mais confuso. As piadas não funcionam, salvando-se apenas alguns diálogos de Woody Allen. Os personagens são exagerados, todos criados em cima de clichês.

O resultado é um total desperdício de tempo. 

2 comentários:

Kamila disse...

Não conhecia os dois filmes. Uma pena que ambos não rendem algo acima da média.

Hugo disse...

Kamila - São filmes fracos, infelizmente.

Abraço