sábado, 28 de setembro de 2013

Narradores de Javé & Kenoma


Narradores de Javé (Brasil, 2003) – Nota 7
Direção – Eliane Caffé
Elenco – José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele, Rui Resende, Gero Camilo, Luci Pereira, Nelson Dantas, Alessandro Azevedo, Maurício Tizumba, Altair Lima.

Zaqueu (Nelson Xavier) conta para alguns amigos em um bar a história da comunidade do vale do Javé, local onde ele morou grande parte de sua vida, mas foi obrigado a se mudar quando uma represa foi construída e a cidade foi inundada. Em flashback, Zaqueu mostra a reação das pessoas da cidade que a princípio não querem deixar o local e que se apegam na possibilidade da cidade ser preservada, desde que ela fosse considerada patrimônio histórico. 

Sem algo concreto para conseguir o objetivo, Zaqueu tem a ideia de tentar salvar a cidade contando a história do local em um livro. A maioria dos habitantes tem histórias para contar, porém poucos sabem escrever. Assim, Zaqueu chama Antônio Biá (José Dumont), um sujeito que foi expulso da cidade por escrever cartas falando mal dos habitantes. O teor das cartas desagradou as pessoas, mas todos reconhecem o talento de Biá para escrever. Biá aceita o desafio, porém logo perceberá a dificuldade que será transpor para o papel as diferenças versões das mesmas histórias. 

O roteiro da própria Eliane Caffé em parceria com Luís Alberto de Abreu, se baseia nos antigos contadores de histórias, que mantém viva a memória de um local ou de um acontecimento, passando a história de geração em geração, sempre com o próximo contador modificando os fatos, gerando várias versões para a mesma história, fazendo com que ninguém saiba ao certo o que realmente aconteceu. 

O destaque é o elenco, principalmente José Dumont como o sujeito “letrado”, que utiliza seu conhecimento para brincar e até ofender os moradores, situações que geram algumas boas risadas. 

O resultado é um bom filme que foge do lugar comum das produções comerciais que utilizam o nordeste brasileiro como cenário. 

Kenoma (Brasil, 1998) – Nota 7
Direção – Eliane Caffé
Elenco – José Dumont, Enrique Diaz, Jonas Bloch, Mariana Lima, Matheus Nachtergaele, Eliana Carneiro.

Jonas (Enrique Diaz) chega a pequena cidade de Kenoma e decide ficar por algum tempo após conhecer a bela Tira (Mariana Lima), por quem sente-se atraído. No local onde quase nada acontece, Jonas faz amizade com Lineu (José Dumont), que trabalha num velho moinho se dedicando a construir uma máquina capaz de produzir sem a necessidade de combustível, o chamado moto-perpétuo, um sonho que muitos inventores tentarem realizar e falharam.O sonho de Lineu irrita o fazendeiro Gerônimo (Jonas Bloch), o homem mais rico da região, que vê na situação um absurdo desperdício de tempo. 

Os destaques são a ótima atuação de José Dumont, que cria um obstinado sujeito que não desiste de seu sonho, mesmo que ele pareça impossível de realizar e a bela fotografia capta com primor o cenário do interior de Minas Gerais onde o longa foi filmado. 

É um filme sobre o sonho de uma pessoa simples que vive num lugar quase isolado.

2 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Ótimo resgate, Hugo. Sessão dupla Eliane Caffé, as pessoas precisam procurar mais por esses filmes nacionais de pouca repercussão. Narradores de Javé é muito bom, mas preciso assistir Kenoma.

Abs.

Hugo disse...

Rodrigo - Os dois filmes tem qualidade. Narradores tem alguns toques de comédia, enquanto Kenoma é mais voltado para a obstinação do personagem de Dumont.

Abraço