quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Prefontaine - Um Nome Sem Limites & Prova de Fogo


Prefontaine – Um Nome sem Limites (Prefontaine, EUA, 1997) – Nota 7
Direção – Steve James
Elenco – Jared Leto, R. Lee Ermey, Ed O’Neill, Amy Locane, Lindsay Crouse, Laurel Holloman, Kurtwood Smith.

Prova de Fogo (Without Limits, EUA, 1998) – Nota 7,5
Direção – Robert Towne
Elenco – Billy Crudup, Donald Sutherland, Monica Potter, Jeremy Sisto, Matthew Lillard, Gabriel Olds, Dean Norris, Billy Burke, Judith Ivey, William Mapother.

Desde os anos oitenta, os grandes estúdios de Hollywood tem o hábito de criar uma disputa ao planejar filmes semelhantes em paralelo. As vezes um estúdio é mais rápido e o outro acaba desistindo, mas por outro lado ocorre também de filmes muito parecidos serem lançados quase de modo simultâneo.

A biografia do corredor Steve Prefontaine foi um destes casos que resultaram em dois longas lançados com uma diferença de menos de um ano. Prefontaine era especialista em provas de fundo e foi recordista do cinco mil metros, mas era um nome pouco conhecido no Brasil e por isso os dois trabalhos foram lançados apenas em dvd.

São dois bons filmes, com uma pequena diferença no enfoque da vida do atleta.

Em "Prefontaine" de 1997, o roteiro começa mostrando a infância do corredor (Jared Leto) que vivia no Estado do Oregon, passando por sua adolescência, a descoberta do dom para a corrida ao cruzar o caminho do treinador Bill Bowerman (R. Lee Ermey), o relacionamento com amigos e companheiros de corrida e a disputa na Olimpíada de Munique.

É um filme certinho, que foca principalmente no lado pessoal do atleta, com suas angústias, a ambição pela vitória e a dedicação aos treinos.

Como curiosidade, o treinador Bill Bowerman desenvolvia tênis para as corridas e sua experiência no assunto o transformou em co-fundador da Nike.

Já "Prova de Fogo" de 1998 é um filme mais bem trabalhado, com um bom roteiro do veterano diretor Robert Towne, que mescla a vida pessoal, com a ambição pelas vitórias e principalmente sua frustração na Olimpíada de Munique em 1972, quando fracassou, muito pelo abalo psicológico causado pelo atentado terrorista que matou atletas judeus em pleno parque olímpico.

O roteiro de Towne se aprofunda ainda na relação de Prefontaine (Billy Crudup) com outros corredores, principalmente na rivalidade com Frank Shorter (Jeremy Sisto) e com a equipe da Alemanha Oriental.

Outro ponto superior é o elenco, se Jared Leto e Billy Crudup tem atuações no mesmo nível, "Prova de Fogo" leva vantagem ao ter Donald Sutherland como o treinador Bill Bowerman.

Para quem gosta de um bom drama sobre esportes, são dois filmes que valem a sessão, também pelo interessante personagem que foi Prefontaine.

Nenhum comentário: