sábado, 26 de outubro de 2013

Quem Não Corre, Voa & Um Rally Muito Louco


Ontem o cinema perdeu Hal Needham, um nome quase desconhecido para a geração atual, mas que deixou uma bela carreira de quarenta anos como dublê e coordenador de cenas de ação, além de uma parceria com o astro Burt Reynolds em vários filmes, com destaque para o clássico da sessão da tarde "Agarra-me se Puderes".

Sua amizade com Reynolds e a experiência como dublê, principalmente em cenas de perseguições automobilísticas, resultou nestes dois filmes sobre uma corrida ilegal que reuniu diversos astros e fez sucesso nos início dos anos oitenta, principalmente "Quem Não Corre, Voa".

Quem Não Corre, Voa (The Cannonball Run, EUA, 1981) – Nota 6,5
Direção – Hal Needham
Elenco – Burt Reynolds, Roger Moore, Dom DeLuise, Farrah Fawcett, Dean Martin, Sammy Davis Jr, Jack Elam, Jackie Chan, Michael Hui,Adrienne Barbeau, Jamie Farr, Peter Fonda.

Várias pessoas se preparam para participar de uma corrida ilegal que cruzará os Estados Unidos. Cada dupla pode escolher o veículo que desejar e para não serem perseguidos pela polícia, alguns chegam a disfarçar os carros. 

J. J. McClure (Burt Reynolds) e seu parceiro Victor (Dom DeLuise) utilizam uma ambulância e carregam como “paciente” o velho médico bêbado Nikolas Van Helsing (o veterano de westerns Jack Elam). Entre os outros concorrentes temos um inglês (Roger Moore) correndo com um Aston Martin cheio de traquitanas, uma dupla de amigos que sempre discute (Dean Martin e Sammy Davis Jr), as gostosas (Farraw Fawcett e Adrienne Barbeau), os orientais atrapalhados (Jack Chan e Michael Hui) e o filho de um sheik (Jamie Farr). 

Grande sucesso de bilheteria nos Estados Unidos, este longa com algumas sequências engraçadas tem como destaque o elenco recheado de famosos que tiram sarro de suas próprias carreiras. Reynolds faz como sempre o sujeito machão, Roger Morre que era o 007 na época faz uma paródia do personagem, além dos eternos amigos Dean Martin e Sammy Davis Jr se divertindo como nos tempos do “Rat Pack”. 

Apesar de ser inferior, o longa segue a linha de sucessos dos anos sessenta como “A Corrida do Século” e “Deu a Louca no Mundo”.

Um Rally Muito Louco (Cannonball Run II, EUA, 1984) – Nota 5
Direção – Hal Needham
Elenco – Burt Reynolds, Dom DeLuise, Dean Martin, Sammy Davis Jr, Jamie Farr, Marilu Henner, Telly Savalas, Jackie Chan, Frank Sinatra, Shirley MacLaine, Catherine Bach, Jack Elam,Susan Anton, Tony Danza, Richard Kiel, Ricardo Montalban, Henry Silva.

Nesta sequência do sucesso de 1981, os competidores malucos recebem uma proposta de um sheik para participar de uma corrida que pagará um milhão de dólares ao vencedor. O sheik deseja que seu filho (Jamie Farr) tenha chance de se redimir de um fracasso vencendo a corrida. A corrida seguirá o caminho contrário da disputa anterior e novamente será um evento ilegal. 

Não tenho muito mais o que citar sobre a trama, que é praticamente a mesma do filme anterior, sem contar que as piadas repetidas não ajudam. Infelizmente é um verdadeiro caça-níquel em que a maioria do elenco resolveu retornar os papéis provavelmente pela diversão (Roger Moore, Farrah Fawcett e Adrienne Barbeau caíram fora do projeto). 

O sucesso do original fez com que astros como Frank Sinatra e Shirley MacLaine aceitassem participar, mas pouco acrescentando ao filme. A única novidade engraçada é a parceria de Jackie Chan com o gigante Richard Kiel, o “Dentes de Aço” da série 007. 

Nenhum comentário: