segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Assalto ao Trem Pagador

Assalto ao Trem Pagador (Brasil, 1962) - Nota 9
Direção – Roberto Farias
Elenco – Reginaldo Faria, Grande Otelo, Eliezer Gomes, Jorge Dória, Ruth de Souza, Luiza Maranhão, Helena Ignez, Átila Iório, Dirce Migliaccio, Osvaldo Louzada.

O bando liderado por Tião Medonho (o ótimo Eliezer Gomes) decide cometer um assalto ousado planejado por Grilo Peru (Reginaldo Faria, irmão do diretor Roberto Farias). O objetivo é roubar o trem pagador que atravessa o interior do Rio do Janeiro carregado de dinheiro. O assalto é concretizado e fica combinado entre os integrantes para gastarem o mínimo de dinheiro possível para não levantar suspeitas e deixar a investigação esfriar. 

Como a ganância sempre fala mais alto, as coisas se complicam quando Tião Medonho se desentende com seu comparsa Grilo Peru (Reginaldo Farias) que está utilizando sua parte do dinheiro para levar uma vida de playboy, ao mesmo tempo em que outro integrante do bando, o humilde Cachaça (Grande Otelo) começa a falar demais despertando atenção de curiosos na favela onde vive. 

Baseado na história real do assalto ao trem pagador da Central do Brasil no Rio de Janeiro em 1960, este longa de Roberto Farias é um dos maiores clássicos do cinema brasileiro. 

Os destaques são trama que mistura filme policial com drama lembrando um filme noir ambientado no Rio de Janeiro e os ótimos personagens, principalmente o sinistro Tião Medonho interpretado pelo esquecido Eliezer Gomes, que faleceu cedo e deixou poucos filmes no currículo. 

O resultado é um filmaço que não deve nada aos grandes longas sobre assaltos realizados em Hollywood.

Nenhum comentário: