quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Gravidade

Gravidade (Gravity, EUA / Inglaterra, 2013) – Nota 8
Direção – Alfonso Cuarón
Elenco – Sandra Bullock, George Clooney.

Enquanto a dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) faz reparos do lado de fora de uma estação espacial e o comandante Matt Kowalski (George Clooney) conta histórias engraçadas, um satélite atingido por um meteoro se desmancha em vários pedaços que seguem na direção aos astronautas. Sem tempo de voltarem para a estação, a dupla é atingida pelos destroços e se desprendem dos equipamentos de segurança ficando à deriva no espaço. 

A partir daí, o diretor Alfonso Cuarón brinda o espectador com um dos filmes mais interessantes do ano passado, com uma especial atenção aos detalhes e a tentativa de mostrar a vida no espaço mais próxima possível da realidade dos astronautas. 

Sandra Bullock e George Clooney flutuam em trajes de astronauta por quase todo o longa, em sequências cuidadosamente filmadas que misturam ação, suspense, desespero e drama. A dupla de atores está ótima, porém quem brilha é Sandra Bullock (atuação indicada ao Oscar), que passa toda a angústia de sua personagem que luta para sobreviver. 

É um ótimo filme, inclusive com as dez indicações ao Oscar sendo merecidas, já que a parte técnica é impecável, mais ainda considero “Filhos da Esperança” como o melhor trabalho do diretor Cuarón.

11 comentários:

Roberto Simões disse...

Também gosto muito do apocalítico dele, mas gostei também desse GRAVIDADE. Para mim e de entre os nomeados dos Oscars esse ano, seria o vencedor.

Roberto Simões
http://cineroad.blogspot.pt/

Gustavo disse...

Concordo que o ápice de Cuarón no gênero sci-fi permanece sendo 'Filhos da Esperança'. Mas este novo filme não deixa de ser especial por isso. E palmas para a garra de Bullock num papel extremamente físico.

thicarvalho disse...

Na minha opinião esse filme não merece menos do que dez... Um grande trabalho.Uma mistura perfeita de simplicidade narrativa e ousadia tecnológica. Ainda não vi todos do Oscar,faltam poucos, mas de longe o que mais me impressionou foi Gravidade. Tem minha torcida. Abs.

Fábio Henrique Carmo disse...

Na minha opinião, o melhor filme do ano passado. Estou torcendo por ele no Oscar. Abraço!

Anônimo disse...

Tb gostei bastante do filme. Mas o achei "superestimado", de certa forma. Mas, entre Filhos da Esperança e Gravidade, ainda fico com este último, em especial pela estética. Abraços!

Marcelo Keiser disse...

Ainda não vi "Gravidade", mas apreciei muito o trabalho de Cuarón no drama apocalíptico "Filhos da Esperança". Genial em sua proposta e realização.

abraço

Hugo disse...

A todos - É muito bom quando um filme chama a atenção desta maneira, fica clara a qualidade da produção. É um grande trabalho de Cuarón.

Abraço

Silvia Freitas disse...

Não vi ainda, quero muito ver!
Abraços!

Débora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Aouad disse...

Um ótimo filme, sem dúvidas, consegue nos fazer imergir naquela realidade de uma maneira incrível e Sandra Bullock também está muito bem.

bjs

Hugo disse...

Débora - É um filme que realmente pode gerar várias teorias.

Amanda - Sandra Bullock num ótimo desempenho.

Bjos