sábado, 22 de fevereiro de 2014

Rota de Fuga & Condenação Brutal


Rota de Fuga (Escape Plan, EUA, 2013) – Nota 7,5
Direção – Mikael Hafstrom
Elenco – Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jim Caviezel, Faran Tahir, Amy Ryan, Sean Neill, Curtis “50 Cent” Jackson, Vincent D’Onofrio, Vinnie Jones, Matt Gerald, Caitrona Balfe.

Ray Breslin (Sylvester Stallone) é um especialista em fugir de prisões de segurança máxima. Ele não é um bandido, mas sim uma espécie de consultor que testa pessoalmente as falhas de segurança destas prisões. Quando Ray recebe a proposta de uma agente da CIA para testar uma nova prisão internacional com localização secreta, ele não imagina que na verdade está sendo manipulado. Ao chegar na prisão e descobrir que foi enganado, Ray recebe ajuda de Emil Rottmayer (Arnold Schwarzenegger), sujeito que também deseja fugir do local.

Quando Stallone comunicou que lançaria “Rocky Balboa” em 2006, sua carreira estava praticamente acabada. Desde o interessante “Copland” em 1997, seus filmes seguintes fracassaram e alguns sequer chegaram aos cinemas, mas como em Hollywood a distância entre o fracasso e o sucesso é pequena, o surpreendente “Rocky Balboa” agradou ao público e abriu caminho para uma nova sequência de “Rambo”.

Mesmo longe de ser bom ator, Stallone é um sujeito inteligente que logo percebeu que o público que gostava dos filmes de ação dos anos oitenta ainda estava por aí e que junto com a nova geração poderia render boas bilheterias. O próximo passo foi o certeiro “Os Mercenários” e a partir daí sua carreira voltava aos trilhos, seguindo com pelo menos mais três bons filmes de ação.

Este “Rota de Fuga” tem o estilo dos anos oitenta, com vários absurdos no roteiro que são minimizados pela curiosa trama, pelas boas cenas de ação, a produção bem cuidada e o carisma da dupla Stallone/Schwarzenegger, que gera uma ótima química em cena.

Mesmo longe do nível do ótimo “Ondskan – Raízes do Mal” que dirigiu na Dinamarca, o sueco Mikael Hafstrom entrega aqui seu melhor filme em Hollywood, principalmente por cumprir a proposta principal da trama que é divertir o público que gosta de ação.

Condenação Brutal (Lock Up, EUA, 1989) – Nota 7
Direção – John Flynn
Elenco – Sylvester Stallone, Donald Sutherland, John Amos, Tom Sizemore, Frank McRae, Darlanne Fluegel, Sonny Landham, William Allen Young.

Faltando pouco tempo para sair da cadeia, Frank Leone (Sylvester Stallone) é transferido sem motivo algum para uma prisão de segurança máxima dirigida pelo sádico Warden Drumgoole (Donald Sutherland), seu antigo desafeto.

Tentando se comportar para sair da prisão no prazo estipulado e reencontrar sua esposa (Darlanne Fluegel), Frank passa a ser perseguido pelo diretor que incita seus guardas liderados por Meissner (John Amos) e os próprios prisioneiros a agredirem o inimigo, que aguenta até um determinado momento quando o revide se torna inevitável.

Típico filme dos anos oitenta com todos os clichês possíveis utilizados nas tramas em prisão, tendo como diferencial a violência extrema, são brigas de todos os tipos, sendo que o personagem de Stallone apanha para valer em várias sequências.

Divertido e violento, vale a sessão para quem gosta do gênero.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Não vi condenação Brutal, mas Rota de Fuga acaba nos envolvendo mesmo. Eu gosto do resultado.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Diversão sem compromisso.

Bjos