sexta-feira, 14 de março de 2014

O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, EUA, 2013) – Nota 8,5
Direção – Martin Scorsese
Elenco – Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie, Matthew McConaughey, Kyle Chandler, Rob Reiner, Jon Bernthal, Jon Favreau, Jean Dujardin, Joanna Lumley, Cristin Milioti, Christine Ebersole, Shea Whigham, P. J. Byrne, Kenneth Choi, Ethan Suplee.

Em 1987, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um jovem casado que consegue emprego como corretor numa grande empresa de Wall Street. O sonho de enriquecer dura pouco, um mês depois estoura uma crise financeira e a empresa vai a falência. 

Desempregado, Jordan pensa em desistir da carreira, até que sua esposa (Cristin Milioti) lhe mostra o anúncio de uma empresa em Nova Jersey em busca de corretores. Chegando no local, Jordan descobre que a pequena empresa trabalha com ações de valores baixos, conhecida como “Bolsa dos Centavos”. O que para qualquer corretor seria uma perda de tempo, Jordan vê uma oportunidade de ganhar dinheiro, pois o percentual das comissões são de 50% para os corretores, ao invés do 1% pago pelas grandes empresas. 

Não demora para Jordan começar a lucrar, até que decide montar a própria empresa, onde leva como braço-direito o amigo Donnie Azoff (Jonah Hill). A dupla transforma o pequeno negócio numa grande companhia, ao mesmo tempo em que aproveitam loucamente o dinheiro ganho, em festas enormes, bebidas, mulheres, sexo e drogas, até que o estilo de vida e de negócios de Jordan chama atenção de um agente do governo (Kyle Chandler). 

Baseado no livro escrito pelo próprio Jordan Belfort, que conta sua vida cheia de extravagâncias, este é mais um ótimo trabalho de Martin Scorsese, que acertadamente escolheu mostrar as atitudes de Jordan e seus amigos de uma forma exagerada, acentuando as loucuras do mundo dos yuppies nos anos oitenta. 

Este exagero faz rir em algumas passagens, como na sequência da viagem de avião para Suiça, nas festas dentro do escritório e principalmente pela narrativa cínica do personagem principal interpretado por Leonardo DiCaprio, que com certeza segue o estilo do livro de Jordan Belfort. 

Além do grande desempenho de DiCaprio, vale destacar ainda o gordinho e desbocado Jonah Hill utilizando dentes postiços e falando de forma estranha, além da pequena participação de Matthew McConaughey no início do longa, como um personagem que é uma espécie de guru que explica detalhadamente como funciona o mundo louco de Wall Street. 

Nenhum comentário: