sexta-feira, 20 de junho de 2014

Ação Entre Amigos

Ação Entre Amigos (Brasil, 1998) – Nota 7,5
Direção – Beto Brant
Elenco – Leonardo Villar, Zé Carlos Machado, Cacá Amaral, Genésio de Barros, Carlos Meceni.

Quatro amigos na faixa dos quarenta anos partem para uma viagem de final de semana para o interior de São Paulo no que seria uma simples pescaria. A princípio contando piadas e brincando, três deles não imaginam que na realidade Miguel (Zé Carlos Machado), que armou a viagem, tem o objetivo de encontrar um sujeito (Leonardo Villar), a quem ele viu em uma foto atual e que durante a ditadura teria sido um policial que os torturou e também foi responsável pela morte de sua namorada. Quando o fato vem à tona, o grupo passa a discutir o que fazer, se vale a pena remexer o passado em busca de vingança e assim arriscar suas vidas atuais ou esquecer o que aconteceu.

Este interessante drama sobre traumas do passado e vingança foi o segundo filme de Beto Brant, que havia estreado como diretor um ano antes com o ainda melhor “Os Matadores” e que faria em 2002 o competente “O Invasor”.

Aqui Brant entrega um filme curto (em torno de uma hora e quinze minutos) com uma trama concisa que vai direto ao ponto principal, discutir se a vingança pode curar as feridas do passado, principalmente quando segredos que podem mudar a percepção dos fatos são revelados.

O talento de Brant para o drama policial tinha tudo para render outros bons filmes, porém ele preferiu dar uma guinada na carreira para tramas quase experimentais como o fraco “Crime Delicado” e na minha opinião errou feio.

Além do roteiro, aqui vale destacar o elenco que conta com atores pouco conhecidos do público, mas com grande experiência em teatro, além do veterano Leonardo Villar no papel do torturador, ele que está na história do cinema brasileiro por ter sido o protagonista do clássico “O Pagador de Promessas”.   

2 comentários:

Pedrita disse...

esse do beto brant eu não vi. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - É um competente drama.

Bjos