quarta-feira, 25 de junho de 2014

The Square

The Square (Al Midan, Egito / Estados Unidos / Inglaterra, 2013) – Nota 8
Direção – Jehane Noujaim
Documentário com Khalid Abdalla, Ahmed Hassan, Magdy Ashour.

No início de 2011, o povo egípcio foi as ruas para exigir a renúncia do ditador Hosni Mubarak, que desde 1981 comandava o país através da repressão ao povo e do abuso aos direitos humanos. Com uma câmera na mão, a diretora Jehane Noujaim filmou todas as etapas da revolta durante dois anos, resultando neste documento que pode ser considerado histórico. 

O doc segue principalmente três personagens que estavam entre as lideranças do movimento. O jovem Ahmed Hassan, o muçulmano Magdy Ashou e o ator Khalid Abdalla, famoso por trabalhos em “O Caçador de Pipas”, “Zona Verde” e “Voo United 93”, que deixou a carreira de lado neste período para abraçar a causar. 

A primeira etapa da revolta surpreendeu o presidente Mubarak, que não demorou para renunciar, mas este fato foi apenas o começo da luta. O passo seguinte foi lutar contra a Junta Militar que tomou o poder, que na verdade eram as mesmas pessoas ligadas ao ex-presidente.

Após muita pressão, foi marcada uma eleição, porém o grupo chamado “Irmandade Muçulmana” se aproveitou do espaço vago no poder, se apropriou da revolta e conseguiu eleger um novo presidente, Mohamed Morsi, sujeito muito mais preocupado em dominar o povo através da religião, do que praticar as reformas que o país necessitava. A luta pela queda de Morsi foi o terceiro ato da revolta e com certeza a mais violenta, como mostram as diversas cenas filmadas no meio das batalhas entre populares e exército. 

As mudanças no país apenas começaram, este processo deverá durar anos e provavelmente outros protestos ocorrerão. 

Este documentário fica como o registro dos primeiros passos da mudança. 

Como informação, os grandes protestos e as batalhas ocorreram na Praça Tharir na centro do Cairo.   

4 comentários:

Kamila disse...

"The Square" está disponível no Netflix, mas ainda não consegui assistir. Vou colocar na minha lista de favoritos para não me esquecer de conferir!

Hugo disse...

Kamila - É um doc indicado para quem gosta de histórias atuais e política.

Abraço

Amanda Aouad disse...

O filme é bastante feliz ao explicar para olhos estrangeiros o que aconteceu, e ainda acontece no Egito. Não tem como fazer uma análise imparcial de algo que ainda está em processo, mas é bem construído e nos mostra os fatos. Algumas cenas são impressionantes como os carros passando por cima das pessoas. Vale como história mesmo.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Com certeza será um processo longo que ainda terá muitos conflitos.

O doc é extremamente realista, mesmo mostrando apenas o lado dos revolucionários.

Bjos.