sexta-feira, 18 de julho de 2014

A História de Alcatraz

A História de Alcatraz (Alcatraz: The Whole Shocking Story, EUA, 1980) – Nota 7,5
Direção – Paul Krasny
Elenco – Michael Beck, Art Carney, Telly Savalas, Ronny Cox, Peter Coyote, John Amos, G. W. Bailey, Robert Davi, Peter Jason, Alex Karras, Ed Lauter, Richard Lynch, Joe Pantoliano, Jeffrey Tambor, Will Sampson.

Esta postagem vale mais como memória afetiva do que uma crítica ao longa. 

Nos anos oitenta, antes da popularização do VHS, uma interessante opção para os cinéfilos assistirem clássicos ou filmes menos conhecidos era a sessão chamada de Corujão. Nas madrugadas de sexta para sábado e sábado para domingo, a TV Globo programava dois ou três filmes seguidos, dependendo da duração do longa. O sábado a noite começava com o Telecine apresentando um filme de sucesso, era seguido pela Sessão de Gala que geralmente mostrava um clássico e no restante da madrugada entrava o Corujão até as seis da manhã. 

Num destes sábados, após acabar a Sessão de Gala, fui surpreendido com este filme sobre Alcatraz, o que rapidamente me despertou a curiosidade, pois não conhecia a obra e tinha assistido pouco tempo antes o ótimo “Alcatraz – Fuga Impossível” com Clint Eastwood. 

Comecei a assistir e gostei, a trama tinha como objetivo mostrar a história do presídio através do protagonista vivido por Michael Beck (ator do clássico “Warriors – Selvagens da Noite”), que fora o detento mais jovem a cumprir no local e que durante anos tentou fugir. A história cobre mais de vinte anos, tem um elenco enorme e mostra inclusive a famosa fuga de Frank Morris em 1962, fato retratado no longa com Clint Eastwood. 

Como eu não sabia a duração, continuei assistindo curioso para chegar ao final e assim passei a noite em claro. Não lembro o horário exato que ele terminou, mas descobri ao final que o longa tinha mais de três horas de duração. 

Finalizando, este bom filme é uma produção para TV que acredito que jamais tenha passado novamente por aqui, seja na TV aberta ou fechada

Nenhum comentário: