terça-feira, 22 de julho de 2014

Império

Império (Empire, EUA, 2002) – Nota 7
Direção – Franc. Reyes
Elenco – John Leguizamo, Peter Sarsgaard, Denise Richards, Vincent Laresca, Delilah Cotto, Isabella Rossellini, Sonia Braga, Nestor Serrano, Anthony “Treach” Criss, Rafael Baez, Fat Joe, Carlos Leon.

Victor Rosa (John Leguizamo) é um traficante que tem a ajuda de três amigos para dominar uma área no bairro do Brooklin em Nova York. A região tem ainda três outros traficantes que atuam em áreas próximas. Esta grupos respondem e respeitam a chefe do tráfico conhecida como Colombiana (Isabella Rossellini), que junto com seu irmão Rafael (Nestor Serrano), comandam o crime na região. 

Quando Victor descobre que sua namorada Carmen (Delilah Cotto) está grávida, ele pensa em mudar de vida e vê a chance surgir quando conhece o investidor Jack (Peter Sarsgaard), que namora a fútil Trish (Denise Richards) que é amiga de Carmen. Logo, Victor fica fascinado com o modo de vida de Jack, de quem se torna sócio, porém não imagina que o mundo dos grandes negócios pode ser tão duro quanto a vida de traficante. 

Narrado pelo próprio personagem de John Leguizamo, que conta sua história como se fosse a vida de um empresário ambicioso que começou do nada e chegou a topo da carreira, o filme acerta ao mostrar como funciona a “cadeia de comando” no mundo das drogas, negócio onde todas os envolvidos são descartáveis, mesmo aqueles que acreditam serem importantes dentro da organização. 

A aparente distância entre o mundo dos que ganham milhões com a venda de drogas e o dos investidores que enriquecem aplicando dinheiro sujo, são muito mais próximos do que se imagina, a diferença está principalmente em como cada lado esconde sua sujeira. 

Vale destacar a boa atuação de John Leguizamo, que não exagera nas atitudes e nos trejeitos no papel do traficante, criando um sujeito que fica dividido entre o mundo do crime e uma vida pessoal normal. O longa tem ainda uma pequena participação de Sonia Braga como a mãe da personagem Carmen. 

Para quem gosta de dramas sobre o submundo, este longa é uma boa pedida.

Nenhum comentário: