sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Na Corda Bamba

Na Corda Bamba (Sling Blade, EUA, 1996) – Nota 8
Direção – Billy Bob Thornton
Elenco – Billy Bob Thornton, Lucas Black, Dwight Yoakam, J. T. Walsh, John Ritter, Natalie Canerday, James Hampton, Robert Duvall, Brent Briscoe.

Karl Childers (Billy Bob Thornton) é um sujeito com deficiência mental que quando criança assassinou a mãe e o amante desta enquanto eles transavam. Como consequência, Karl foi internado em um sanatório, local de onde é libertado após muitos anos. Ele volta para a pequena cidade onde nasceu e consegue emprego em uma oficina mecânica. 

Tentando se readaptar a sociedade, Karl faz amizade com um garoto, o solitário Frank (Lucas Black), que sofre com os maus tratos do padrasto (Dwight Yoakam). A mãe do garoto (Natalie Carneday) a princípio não aceita a amizade do filho com Karl, porém aos poucos ela percebe que os dois estão criando um forte laço de amizade, fato que desagrada ainda mais o violento padrasto. 

Antes deste filme, Billy Bob Thorton era quase um desconhecido relegado a pequenos papéis. O sucesso deste “Na Corda Bamba” alavancou o carreira do ator, que tinha apostado tudo neste trabalho. Thornton escreveu o roteiro, dirigiu e protagonizou este drama que merecidamente lhe rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Ator e estátua de Melhor Roteiro Adaptado. 

Além do roteiro e da atuação do protagonista, vale destacar o cantor country Dwight Yoakam como o cruel padrasto e principalmente a espontaneidade do garoto Lucas Black, dono de um carregado sotaque sulista. O trabalho de Black no posterior “Loucos do Alabama” comprovava o potencial do garoto, porém a difícil transição para a carreira adulta não o confirmou como astro. Seu papel mais conhecido como adulto foi em “Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio”, personagem que ele retornará no próximo ano no sétimo filme da franquia.   

5 comentários:

Gustavo disse...

Simplesmente fantástico. Descobrir esse filme foi incrível. Saudades da época em que Harvey Weinstein era guardião de filmes realmente valiosos.

Amanda Aouad disse...

Não conhecia, parece mesmo interessante.

bjs

Hugo disse...

Gustavo - Weisnten abriu o caminho para muitos novos diretores e filmes independentes.

Amanda - É um belo drama, com uma história triste e ótimas interpretações.

Abraço

O Narrador Subjectivo disse...

Filme muito original, com uma interpretação que o próprio actor parece nunca mais conseguir superar.

Hugo disse...

Narrador - Interessante citação, realmente após este trabalho o ator Billy Bob Thornton jamais alcançou o mesmo nível de interpretação.

Abraço