sábado, 13 de setembro de 2014

Blue Jasmine

Blue Jasmine (Blue Jasmine, EUA, 2013) – Nota 7,5
Direção – Woody Allen
Elenco – Cate Blanchett, Sally Hawkins, Alec Baldwin, Andrew Dice Clay, Bobby Cannavale, Max Casella, Michael Stuhlbarg, Louis C. K., Peter Sarsgaard.

Jasmine (Cate Blanchett) é uma madame que vê seu mundo desabar quando o marido (Alec Baldwin) é preso por dar um golpe em seus investidores. Após perder a casa, Jasmine teve um colapso nervoso e foi obrigada a morar com a irmã Ginger (Sally Hawkins) em um pequeno apartamento em New Jersey. 

Acostumada com uma vida luxuosa, Jasmine sofrerá por ter de trabalhar, sem contar que não suporta os filhos da irmã e nem o namorado desta (Bobby Cannavale). Jasmine ainda é acusada pelo ex-marido de Ginger, Augie (Andrew Dice Clay), de ser a culpada pelo fim de seu casamento, por ela ter insistido para que ele investisse seu dinheiro com o cunhado picareta. 

Todos os habituais conflitos dos filmes de Woody Allen estão presentes aqui, como a protagonista neurótica, as discussões familiares, as mentiras, o adultério, com o toque a mais da cutucada na crise financeira que os Estados Unidos sofre desde 2008, muito por culpa dos especuladores. 

O personagem de Alec Baldwin é a representação do sujeito ganancioso, mentiroso e picareta, daqueles que ostentam com o dinheiro alheio, enquanto a protagonista de Cate Blanchett é a esposa cúmplice, que fecha os olhos para as falcatruas do marido em troca das benesses compradas pelo dinheiro. Ela é ao mesmo tempo vítima e culpada pela situação em que se encontra, não dá para o espectador sentir pena de que alguém que considerava a irmã simples uma estorvo e que no momento de desespero à procura por ajuda. 

Este caráter duvidoso da personagem resulta numa belíssima interpretação de Cate Blanchett, reforçada pela narrativa imposta por Allen, que mostra em paralelo a vida luxuosa e mentirosa com o marido rico e a dificuldade em lidar com os dias atuais.

Para quem é fã do estilo de Allen, este é mais um bom trabalho do diretor.

3 comentários:

Pedrita disse...

cate blanchett arrasa. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Eu gosto dessa atriz, que é bem expressiva. :)

Ainda não vi esse filme, mas já faz um tempinho que ocupa a lista. No geral, prende minha atenção essas tramas complicadas de casamento, família, sociedade etc.

Bjs ;)

Hugo disse...

Pedrita - Ela tem uma belíssima interpretação.

Ana - Com certeza este é o tipo de filme você vai gostar.

Bjos