quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Munique 1972: Um Dia em Setembro

Munique 1972: Um Dia em Setembro (One Day in September, Suiça / Alemanha / Inglaterra, 1999) – Nota 8
Direção – Kevin Macdonald
Documentário

Este documentário narrado pelo ator Michael Douglas, mostra com detalhes a terrível tragédia ocorrida na Olimpíada de Munique na Alemanha em 1972, quando terroristas palestinos invadiram o parque olímpico e tomaram vários atletas israelenses como reféns, exigindo em troca a soltura de duzentos presos políticos ligados a causa palestina. 

Mais de quarenta anos depois, o tema continua atual, com o conflito entre palestinos e israelenses ainda causando sofrimento e morte aos dois povos. 

O doc não tem a pretensão de buscar as causas ou colocar em discussão o conflito, o diretor Kevin Macdonald foca somente no acontecimento utilizando depoimentos de personagens que participaram da ação, além das imagens da época, já que muitas câmeras estavam no local mostrando ao vivo as negociações entre terroristas e as autoridades alemãs. 

A narrativa disseca os diversos erros nas negociações e a falta de preparo dos alemães que resultaram na tragédia, além da total falta de sensibilidade do Comitê Olímpico Internacional. 

O diretor também ganha pontos ao ter conseguido localizar e convencer o único terrorista palestino vivo que participou da ação a dar seu depoimento sobre o fato. O sujeito conta sua vida e diz que não se arrepende do que fez, pois considera que a ação fez o mundo prestar atenção na causa palestina. 

Como informação, esta interessante obra venceu o “Oscar de Melhor Documentário” e após comandar outros docs, Kevin Mcdonald decidiu seguir carreira no cinema comercial, com destaque para bons filmes como “O Último Rei da Escócia” e “Intrigas do Estado”.

Nenhum comentário: