sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O Crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro (El Crimen del Padre Amaro, México / Espanha / França / Argentina / França, 2002) – Nota 6,5
Direção – Carlos Carrera
Elenco – Gael Garcia Bernal, Ana Claudia Talancon, Sancho Gracia, Damian Alcazar, Angélica Aragón, Luisa Huertas, Andrés Montiel, Pedro Armendariz Jr, Gaston Melo.

Amaro (Gael Garcia Bernal) é um jovem padre protegido pelo Bispo que tem o objetivo de enviá-lo para Roma, mas antes disso, o rapaz precisará passar um período na paróquia do povoado de Los Reyes para ganhar experiência. Acostumado com a vida no seminário, Amaro enfrentará os problemas da dura realidade do local.

Não demora para descobrir que o Padre Benito (Sancho Gracia) fecha os olhos para o tráfico de drogas em troca de benesses para igreja, sem contar que ele ainda tem um caso com uma fiel (Angélica Aragón). Benito também vive em conflito com Padre Natalio (Damian Alcazar), este ligado a Teologia da Libertação. A situação de Amaro fica ainda mais difícil quando começa a sentir atração e é correspondido pela jovem Amelia (Ana Claudia Talancon).

Baseado no livro clássico de Eça de Queiroz, esta versão mexicana modernizou a história e chegou a concorrer ao Oscar de Filme Estrangeiro, porém diferente de outros longas produzidos no país na época como “Amores Brutos” e “E Sua Mãe Também”, que eram dramas fortes, aqui alguns momentos beiram o dramalhão.

É interessante incluir na trama elementos atuais como o tráfico de drogas e a Teologia da Libertação, além da questão do celibato, uma discussão eterna do catolicismo. O problema está nos momentos dramáticos, as cenas do astro Gael Garcia Bernal com a garota Ana Claudia Talancon são novelescas e não convencem. 

Nenhum comentário: