quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Os Dois Escobares

Os Dois Escobares (The Two Escobars, Colômbia, 2010) – Nota 8,5
Direção – Jeff Zimbalist & Michael Zimbalist
Documentário

Apesar do mesmo sobrenome e do destino que fez com que seus caminhos se cruzassem, o chefão do tráfico colombiano Pablo Escobar e o jogador de futebol da seleção colombiana Andres Escobar não eram parentes, mas viveram o auge na mesma época e foram assassinados com uma diferença de poucos meses. O documentário conta com detalhes a história de vida destes dois personagens. 

Pablo Escobar nasceu em Medellin e nos anos setenta se tornou o maior traficante do país ao conseguir exportar cocaína para os Estados Unidos e vários outros países da América Latina. Nos anos oitenta, Pablo foi considerado um dos homens mais ricos do mundo, sendo adorado pela população pobre de Medellin, local onde construiu moradias, bancou a iluminação de bairros e incentivou o esporte mantendo campos de futebol, ou seja, usou seu dinheiro sujo para fazer o que governo colombiano ignorava. 

Apaixonado por futebol, Pablo se transformou em dono do Atlético Nacional da Medellin, investindo muito dinheiro, inclusive fazendo com que a equipe se tornasse o primeiro clube colombiano a ser campeão da Taça Libertadores em 1989. O sucesso de Pablo com o futebol fez com que outros grandes traficantes investissem em clubes como Milionarios de Bogotá e América de Cali, resultando na época de ouro do futebol colombiano. 

Enquanto isso, Andres Escobar se tornaria um jogador importante do Atlético Nacional em meados dos anos oitenta, chegando a seleção colombiana como capitão de um fantástica geração que tinha Valderrama, Rincon, Higuita, Asprilla, Leonel Alvarez e vários outros jogadores que massacraram a Argentina em, Buenos Aires vencendo por 5 x 0 e chegaram na Copa do Mundo dos Estados Unidos em 1994 como favoritos ao título. 

O fracasso na Copa é explicado em detalhes, com depoimentos comoventes de jogadores, do treinador Francisco Maturana e até do ex-presidente do país Cesar Gaviria, culminando com o assassinato de Andres. 

O grande acerto do documentário é mostrar com clareza a violência que tomava conta da Colômbia na época, a influência dos traficantes no futebol e no poder público e como a seleção era a esperança de mudar a desgastada imagem do país. 

Este documentário faz parte da fantástica série “30 for 30” produzida pela ESPN.

Nenhum comentário: