quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Plano de Fuga

Plano de Fuga (Get the Gringo, EUA, 2012) – Nota 7
Direção – Adrian Grunberg
Elenco – Mel Gibson, Kevin Hernandez, Daniel Gimenez Cacho, Jesus Ochoa, Dolores Heredia, Peter Gerety, Roberto Sosa Martinez, Peter Stormare, Bob Gunton, Dean Norris, Scott Cohen.

Dois sujeitos disfarçados de palhaços são perseguidos pela polícia americana na divisa com o México. Um dos fugitivos que estava ferido morre, enquanto o motorista (Mel Gibson) para tentar escapar decide derrubar a barreira de metal que divide os dois países. Ele consegue o intento, porém acaba preso por policiais mexicanos corruptos, que ficam com uma mala cheia de dinheiro que ele roubou e o levam para cumprir pena na prisão conhecida como “El Pueblito”, uma verdadeira cidade onde muitas famílias moram com os detentos. O local é sujo, superpovoado e dominado por uma família de traficantes. Logo, ele fica conhecido como “Gringo” e passa a estudar como fugir do local, contando com a ajuda de um garoto (Kevin Hernandez) que vive com a mãe (Dolores Heredia) e que guarda um perigoso segredo.

Depois de oito anos trabalhando apenas como diretor e tendo enfrentando diversas polêmicas como um divórcio e acusações de antissemitismo, Mel Gibson retornou como protagonista no interessante “Um Novo Despertar” e deu sequência neste divertido “Plano de Fuga", longa de ação no mesmo estilo que o consagrou como astro nos oitenta e noventa.

A grande sacada do filme é criar uma boa trama de ação onde todos os personagens são corruptos, os diálogos são divertidos e politicamente incorretos, além do carisma de Mel Gibson, perfeito no papel do sujeito malandro e um pouco maluco.

A narração de Gibson em off é outro ponto alto, cheia de ironias, como quando ele cita que a cidade/prisão parece ser o “pior shopping center do mundo”.

Como Gibson ainda sofre rejeição dos grandes estúdios por causa dos problemas pessoais, este longa é quase uma produção independente que foi rodada toda no México.

Mesmo falhando na parte final que se mostra totalmente exagerada, o resultado é um divertido passatempo, principalmente para os fãs do ator que esperavam seu retorno aos filmes de ação. 

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

É, o filme tem seu charme, acho que ficam muitas pontas soltas, mas no geral, diverte mesmo.

bjs

Marcelo Keiser disse...

Esse filme é muito divertido. Gostei muito, me fazendo recordar de outro sucesso de Mel Gibson: "O Troco". Eu recomendo!

abraço

Gilberto Carlos disse...

Gosto dos filmes de Mel Gibson apesar dele ser muito criticado por seu temperamento. Achei Plano de fuga bem legal.

Hugo disse...

Amanda - O roteiro realmente deixa várias pontas, mas a narrativa é bem legal.

Marcelo - Este filme é ainda mais divertido que "O Troco".

Gilberto - Mel Gibson é um sujeito complicado, mas tem um carisma indiscutível.

Abraço