segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Religulous

Religulous (Religulous, EUA, 2008) – Nota 7,5
Direção – Larry Charles
Documentário com Bill Maher

O comediante e apresentador Bill Maher entrevistou diversas pessoas ligadas a várias religiões com o objetivo de desmistificar os dogmas que elas tanto acreditam, sempre utilizando de argumentos racionais, ironias e até debochando dos entrevistados em algumas situações. 

Mesmo não assumindo ser ateu, Maher deixa claro que não acredita em religião alguma, além de enfatizar que elas são nocivas por disseminarem separação, ódio e até guerras. Por mais ofensivo que pareça aos olhos de uma pessoa religiosa, os argumentos de Maher se sustentam frente ao abstrato defendido pelos entrevistados, principalmente quando alguns deles tentam disseminar ideias absurdas, daquelas que brincam com a inteligência das pessoas. 

Entre as figuras que passam pela tela temos o ex-cantor que se transformou em pastor picareta e que se veste com ternos e sapatos caros, ostentando um relógio de ouro e que tem a cara de pau de dizer que Cristo deseja que ele se vista bem. Outro pastor diz ser descendente de Cristo, um rabino maluco nega o Holocausto, um ex-gay que se tornou pastor “ajuda” homossexuais a se tornarem héteros e um muçulmano questionado sobre como sua religião considera a mulher inferior, se defende mostrando uma jovem rezando em um minúsculo canto na enorme Mesquita, com todo o restante do espaço reservado para os homens. 

Como citei anteriormente, o documentário com certeza será considerado ofensivo para uma pessoa religiosa, enquanto o sujeito mais racional dará boas risadas com o embate de pensamentos entre Maher e os entrevistados, principalmente pelas cenas inseridas entre os diálogos que na maioria das vezes contradiz a afirmação do religioso.

Nenhum comentário: