sábado, 18 de outubro de 2014

À Procura

À Procura (The Captive, Canadá, 2014) – Nota 7
Direção – Atom Egoyan
Elenco – Ryan Reynolds, Scott Speedman, Rosario Dawson, Mireille Enos, Kevin Durand, Alexia Fast, Bruce Greenwood, Peyton Kennedy.

Em Niagara Falls no Canadá, Matthew (Ryan Reynolds) estaciona sua caminhonete para comprar uma torta em uma lanchonete na beira da estrada, deixando sua filha Cass (Peyton Kennedy) no banco traseiro. Ele demora menos de cinco minutos no estabelecimento e quando retorna percebe que Cass desapareceu. 

Matthew procura a polícia e se torna suspeito aos olhos do detetive Jeffrey (Scott Speedman), enquanto a detetive Nicole (Rosario Dawson) se mostra apreensiva com a situação. Ao mesmo tempo, sua esposa Tina (Mireille Enos) o culpa pelo sumiço da filha. Apenas oito anos depois, a dupla de detetives descobre uma pista do paradeiro de Cass, fato que dá nova esperança ao casal, que mesmo ainda vivendo junto, se distanciaram por causa da culpa e do sofrimento. 

Os filmes do diretor Atom Egoyan (“Exótica”, “A Verdade Nua”) geralmente apresentam uma narrativa fria, com personagens que sofrem com segredos, tragédias ou situações mal resolvidas. É o caso de “À Procura”, que começa de forma instigante, apresentando o desaparecimento da criança e posteriormente criando idas e vindas na trama para o espectador entender o que realmente aconteceu. 

O diretor acerta também em não esconder o vilão e ao desenvolver a crise no casamento dos pais da criança em paralelo com o envolvimento romântico entre os detetives, porém algumas situações do roteiro deixam a desejar. 

A citada frieza da narrativa também incomoda, em alguns momentos a trama parece não sair do lugar e em outros alguns personagens somem por muito tempo da tela. 

O resultado é um filme mediano, sem grandes cenas de ação ou suspense, que se apoia no drama para manter o interesse do espectador.

Como informação, a trama é livremente baseada numa história real ocorrida no Canadá.

Nenhum comentário: