quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Seis Graus de Separação

Seis Graus de Separação (Six Degrees of Separation, EUA, 1993) – Nota 7
Direção – Fred Schepisi
Elenco – Stockard Channing, Will Smith, Donald Sutherland, Ian McKellen, Mary Beth Hurt, Bruce Davison, Richard Masur, Anthony Michael Hall, Heather Graham, Eric Thal, Anthony Rapp, J. J. Abrams.

O casal Ouisa (Stockard Channing) e Flan (Donald Sutherland) são negociantes de artes que estão recebendo em sua casa um possível investidor (Ian McKellen), quando um jovem negro (Will Smith) bate na porta pedindo socorro. Ele mostra um pequeno ferimento de faca no abdômen, que diz ter sido consequência de um assalto que acabara de sofrer no Central Park. O jovem diz ainda se chamar Paul e ser filho do famoso ator e diretor Sidney Poitier. Extremamente educado e inteligente, o jovem rapidamente é acolhido pelo casal, sem saber que na verdade ele é um golpista. 

Baseado numa peça de teatro, este drama dirigido pelo australiano Fred Schepisi (“Roxanne”, “Um Grito no Escuro”) é uma crítica mordaz a vida da classe alta de Nova York, mostrando os adultos como fúteis e arrogantes e os jovens como verdadeiros idiotas. 

A narrativa lenta se apoia nos diálogos recheados com citações a até piadas sobre o estilo de vida dos ricos de Nova York, o que dificulta a ligação com o espectador comum com a trama. 

Os destaques ficam por conta do elenco, com um bom desempenho do sempre competente Donald Sutherland, com a ótima Stockard Channing concorrendo ao Oscar de Melhor Atriz e um surpreendente Will Smith, ainda bem jovem e na época com experiência apenas na série “The Fresh Prince of Be-Air”, tendo aqui um grande desempenho que lhe abriu as portas do cinema. 

Como curiosidade, o título é inspirado na teoria de que no mundo são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas, fato que é citado pela personagem de Stockard Channing. 

Como informação, a peça de teatro que deu origem ao filme é baseada em um fato real que se tornou piada entre os ricos de Nova York.

Nenhum comentário: