terça-feira, 9 de dezembro de 2014

29 Palms

29 Palms (Twentynine Palms, França / Alemanha / EUA, 2003) – Nota 3
Direção – Bruno Dumont
Elenco – David Wissak, Ykaterina Golubeva.

Alguns diretores acreditam que podem planejar um filme cult, quando na verdade um longa se torna cult por uma conjunção de fatores, não existindo uma receita específica. Este “29 Palms” do francês Bruno Dumont entra na lista das obras que na verdade se mostram pretensiosas e vazias ao invés de cult. 

A trama segue a viagem de Katia (Ykaterina Golubeva) e David (David Wissak) pelo deserto na Califórnia até a pequena cidade de “29 Palms”. O filme é dividido em sequências, que terminam em cenas de sexo ou discussão entre o casal, até as duas exageradas e violentas sequências finais. 

Encontrei na internet uma crítica sobre este filme em que o autor citava Wim Wenders e Michelangelo Antonioni como inspirações para esta obra. Por mais que eu procure ter paciência em entender a proposta do diretor, fica difícil encontrar algo de bom neste filme ou compará-lo com os trabalhos de Wenders por exemplo. A proposta aqui é o nada intercalado com sexo e violência, inclusive com algumas cenas explícitas. O resultado é um desperdício de tempo na vida do espectador.

Nenhum comentário: