quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O Caso Farewell

O Caso Farewell (L’affaire Farewell, França, 2009) – Nota 7
Direção – Christian Carion
Elenco – Emir Kusturica, Guillaume Canet, Alexandra Maria Lara, Willem Dafoe, Ingeborga Dapkunaite, Niels Arestrup, Benno Furhmann, Fred Ward, David Soul, Dina Korzun, Diane Kruger.

Em 1981, o diplomata francês em Moscou Pierre Froment (Guillaume Canet) é encarregado de encontrar um possível desertor do governo soviético, que a princípio estaria em busca de asilo político, porém na verdade o sujeito era o coronel Sergei Gregoriev (Emir Kusturica), que desencantado com o comunismo, desejava divulgar documentos secretos com o objetivo de fomentar uma crise que seria o estopim para mudanças políticas no país. 

Mesmo com medo de se tornar alvo do governo soviético e colocar sua família em risco, Froment aceita o trabalho de espião, escondendo o fato de sua esposa (Alexandra Maria Lara). Durante um determinado período, Froment recebe documentos de Gregoriev e os envia para Paris, onde o governo francês repassa as informações para o então presidente americano Ronald Reagan (Fred Ward), que as utiliza para pressionar os soviéticos. 

Baseado numa intrincada história real de espionagem repleta de mentiras e traições, este longa é ao mesmo tempo interessante por causa da trama e um pouco cansativo pelo ritmo irregular e a frieza da narrativa. 

O diretor tentou misturar a trama de espionagem com os dramas familiares dos protagonistas. O diplomata sofre por esconder seu trabalho da esposa, enquanto o coronel sente-se dividido pelo amor que tem pela esposa e a atração sexual pela amante, além de não saber lidar com o filho adolescente. 

Mesmo prendendo a atenção, falta emoção, até mesmo as sequências mais fortes na parte final sofrem pela frieza. 

Os destaques ficam por conta da amizade que surge entre os personagens principais, que por curiosidade, são interpretador por atores que também são diretores, sendo o sérvio Emir Kusturica mais famoso atrás das câmeras por causa de trabalhos como “Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios” e o doc “Maradona by Kusturica” e também pelo elenco internacional que tem bons nomes como Willem Dafoe, a alemã Alexandra Maria Lara (“A Queda! As Últimas Horas de Hitler”) e o francês Niels Arestrup (“O Profeta”).

2 comentários:

Pedrita disse...

eu gostei bastante desse filme e comentei aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2012/09/o-caso-farewell.html

Hugo disse...

Pedrita - A boa história é o ponto principal.

Bjos