sábado, 27 de dezembro de 2014

O Último Amor de Mr. Morgan

O Último Amor de Mr. Morgan (Mr. Morgan’s Last Love, Alemanha / Bélgica / EUA / França, 2013) – Nota 7,5
Direção – Sandra Nettelbeck
Elenco – Michael Caine, Clémence Poésy, Justin Kirk, Gillian Anderson, Jane Alexander.

Três anos após a morte da esposa (Jane Alexander), o professor aposentado Matthew Morgan (Michael Caine) vive solitário em seu apartamento em Paris. Com visitas semanais da empregada e um almoço também semanal com uma senhora a quem ele ensina inglês, Mr. Morgan é um sujeito triste que está deixando a vida passar. 

Num certo dia dentro de um ônibus, por um acaso, ele faz amizade com Pauline (Clémence Poésy), uma jovem professora de dança. Mesmo com uma enorme diferença de idade, eles criam um forte laço de amizade. Morgan vê na jovem semelhanças com sua falecida esposa, enquanto Pauline pensa nele como um pai. Alguns desencontros causados pelas lembranças do passado, uma situação inusitada e a posterior chegada em Paris dos filhos de Morgan (Justin Kirk e Gillian Anderson), criam conflitos a serem enfrentados pelos personagens.

Poucos são os bons filmes que oferecem papéis de protagonista a veteranos. Este é uma bela exceção, que dá ao grande Michael Caine a chance de presentear o espectador com uma ótima atuação. 

O filme utiliza alguns clichês sobre problemas familiares mal resolvidos e um final até que previsível, porém o grande acerto é a relação entre os personagens de Caine e da francesa Clémence Poésy, que demonstram uma ótima química em cena. 

O roteiro é inteligente ao mostrar que a solidão não tem idade, ao mesmo tempo em que ela pode ser superada por todos. 

A locação em Paris é perfeita para a trama, assim como o toque de ironia em alguns diálogos, que brincam com a disputa entre as línguas inglesa e francesa. Enquanto o personagem de Caine não fala francês, algumas pessoas que interagem com ele não aceitam terem de falar em inglês para entender o velho senhor. 

Nenhum comentário: