terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Coherence

Coherence (Coherence, EUA / Inglaterra, 2013) – Nota 8
Direção – James Ward Byrkit
Elenco – Emily Baldoni, Maury Sterling, Nicholas Brendon, Lorene Scafaria, Elizabeth Gracen, Hugo Armstrong, Alex Manugian, Lauren Maher.

Um grupo de amigos se reúne em uma casa no subúrbio para um jantar na mesma noite em que um cometa passará pela Terra. O jantar começa com conversas normais misturadas com algumas ironias entre os convidados. Nada diferente do que ocorre neste tipo de encontro, apenas com um detalhe, os celulares pararam de funcionar. 

De repente as luzes se apagam e eles percebem que apenas uma casa no final da rua continua com energia. Dois amigos decidem ir até o local para tentar contato pelo telefone com o irmão de um deles que é físico, porém descobrem algo totalmente inusitado. Eles voltam assustados carregando uma caixa com fotos. A partir daí, a noite se transforma numa busca maluca pela verdade, seja ela qual for. 

Bebendo na fonte de filmes de ficção cults como “Primer”, “Lunar” e “Crimes Temporais”, o diretor e roteirista James Ward Byrkit brinca com temas ligados à física, como buracos negros, viagem no tempo, realidade paralela e até a famosa experiência do gato na caixa, entregando um ótimo longa que ainda explora os dramas pessoais dos personagens. 

A situação crítica faz vir à tona mentiras, segredos e traições entre os personagens, todos muito bem delineados, com destaque para Emily Baldoni. A personagem da atriz é a que “descobre” o que realmente aconteceu e que tenta utilizar a situação para resolver uma pendência, criando um final que dá margem a várias interpretações. 

O filme é uma ótima surpresa, uma ficção com pitadas de drama extremamente original.

Nenhum comentário: