quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Lutador de Rua

Lutador de Rua (Hard Times, EUA, 1975) – Nota 7,5
Direção – Walter Hill
Elenco – Charles Bronson, James Coburn, Jill Ireland, Strother Martin.

Década de trinta, durante a Depressão Americana, Chaney (Charles Bronson) chega de trem a New Orleans sem dinheiro algum no bolso, apenas com o talento para lutar. Logo, ele descobre as lutas clandestinas na periferia da cidade e consegue ganhar algum dinheiro.

Seu talento chama a atenção de Speed (James Coburn), um espécie de agenciador de lutas que conhece bem o submundo. Os dois unem forças e começam a lucrar com as vitórias de Chaney. A chance da dupla em mudar de vida com o dinheiro se complica quando o vício de Speed em jogos de azar resulta numa enorme dívida, que somente poderá ser paga com Chaney aceitando encarar um sujeito de Chicago em uma luta sem regras e sem público. 

Nos anos sessenta, Charles Bronson ficou famoso como coadjuvante em vários clássicos como “Fugindo do Inferno” e “Era Uma Vez no Oeste”, para na década seguinte se transformar em astro principal de sucessos como “Os Segredos da Cosa Nostra” e “Assassino a Preço Fixo”. 

Este “Lutador de Rua” é um dos melhores filmes de sua carreira como protagonista, muito pela ótima direção de Walter Hill, que estreou na função e acertou no tom de desesperança que existia nos anos trinta. O estilo cru de Hill se casou perfeitamente com o protagonista durão de poucas palavras interpretado por Bronson, contrastando ainda com o falador Speed vivido por James Coburn. 

Vale lembrar que na época Bronson estava com cinquenta e quatro anos, mas aparentava estar na casa dos trinta por causa da excelente forma física. 

O elenco tem ainda Jill Ireland, a esposa de Bronson na vida real, que como sempre interpretava o par romântico do ator, além do veterano Strother Martin, eterno coadjuvante de westerns.

Nenhum comentário: