sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A Gente Não Somos Inútil


A Gente Não Somos Inútil (Brasil, 2014) – Nota 7,5
Direção – Gilles Sonsino
Documentário

Com trinta anos de carreira, a banda Ultraje a Rigor ganhou como homenagem este documentário que foca o auge do rock nacional nos anos oitenta. 

A banda surgiu no início daquela década, tendo como cabeças o vocalista Roger e o baterista Leospa. A primeira formação tinha ainda o guitarrista Edgard Scandurra, que após dois anos seguiria carreira com o Ira e o baixista Silvio, que ficaria pouco tempo na banda. Quando o Ultraje explodiu em 1983, o baixo estava com Maurício e logo depois Edgard deu lugar a Carlinhos. 

O sucesso da banda começou com “A Gente Somos Inútil”, um verdadeiro hino do rock nacional, com uma letra recheada de críticas ao povo e ao país, que infelizmente até hoje se mostram atuais. Em seguida a banda emplacou “Mim Quer Tocar” e se tornou uma febre quando lançou o disco “Nós Vamos Invadir Sua Praia”. Este disco pode ser considerado um fenômeno, pois as doze músicas tocaram nas rádios com sucesso. 

O documentário conta com detalhes esta sequência de fatos, através de depoimentos de Roger, Leospa, dos membros atuais da banda e de pessoas ligadas ao rock nacional, como o músico Maurício Pereira, Paulo Miklos dos Titãs e o produtor Pena Schmidt. 

Para quem vê hoje em dia o Ultraje apenas como uma banda de programa de tv, precisa saber que o sucesso que eles alcançaram nos anos oitenta foi totalmente merecido, além de ter sido um dos fatores que abriram caminho para diversos conjuntos de rock terem espaço na mídia. 

As novas gerações acostumadas com a massificação musical de tranqueiras como funk, sertanejo universitário e axé, não imaginam como o rock nacional foi importante para a geração que cresceu nos anos oitenta.

Nenhum comentário: