segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Seriados Antigos (Anos 80 e 90)

Projeto Alf (Project: ALF, EUA, 1996)
Direção – Dick Lowry
Elenco – Miguel Ferrer, Martin Sheen, Ray Walston, Ed Begley Jr, William O’Leary.

O divertido seriado “Alf – O Eteimoso” durou quatro temporadas (1986 a 1990) agradando crianças e adultos através de um humor simples e um personagem principal carismático. Este telefilme produzido seis anos após o final da série se mostra fraco e com uma trama equivocada. O seriado terminou com Alf voltando para seu planeta. Este longa começa com ele sendo capturado por militares durante a viagem de volta para casa. Detido em uma unidade militar secreta, Alf tem ajuda de dois médicos para fugir. O grande barato da série era o relacionamento de Alf com a família Tanner e as confusões que ele aprontava com vizinhos e outros personagens. Infelizmente isto se perdeu totalmente neste longa. 

Curto Circuito (Misfits of Ciencie, EUA, 1985)
Direção – Dean Zanetos
Elenco – Dean Paul Martin, Kevin Peter Hall, Mark Thomas Miller, Courteney Cox, Mickey Jones, Jennifer Holmes, Max Wright, Diane Cary.

Um grupo de jovens com poderes especiais é reunido em um instituto de ciências para algumas experiências. Quando eles descobrem que serão tratados como cobaias, decidem fugir e passam a ser perseguidos.  O divertido episódio piloto fez sucesso no Brasil, porém a série durou apenas uma temporada. Hoje, a premissa de jovens com super poderes é comum em vários seriados, mas na época era noviddade. As curiosidades da série estão no elenco, que tinha Courteney Cox ainda bem jovem interpretando uma garota com poderes telecinéticos e o falecido gigante Kevin Peter Hall, que seria o predador dois anos depois, interpretava um cientista que tinha o poder de ficar minúsculo. O elenco tinha ainda um jovem roqueiro (Mark Thomas Miller) que soltava raios pelas mãos e o homem gelado (Mickey Jones), que apareceu apenas no piloto e que vivia dentro de um carro de sorvete. 

Viajantes do Tempo (Voyagers, EUA, 1982)
Direção – Winrich Kolbe
Elenco – Jon Erik Hexum, Meeno Peluce, Susan Barnes, Ed Begley Jr.

Phineas Bogg (John Erik Hexum) era um pirata que foi escolhido por um povo conhecido como “Voyagers” para viajar no tempo e reparar erros históricos. Phineas utiliza um relógio como máquina do tempo, que quando tem uma luz vermelha piscando, mostra que algo precisa ser corrigido. Um defeito no relógio leva Phineas para 1982, onde ele encontra o garoto Jeffrey (Meeno Peluce). Um acidente faz com que Phineas salve Jeffrey, mas seja obrigado a levar o garoto em suas viagens pelo tempo. A ótima premissa rendeu um bom filme piloto e os episódios fizeram sucesso por aqui, mas a série foi cancelada ao fim da primeira temporada. A nota trágica é que o ator John Erik Hexum faleceu em 1984 num estranho acidente com uma arma. Algumas notícias citavam suicídio e outras um acidente, fato que jamais foi totalmente explicado.

M. A. N. T. I. S. (M. A. N. T. I. S., EUA, 1994)
Direção – Eric Laneuville
Elenco – Carl Lumbly, Roger Rees, Bobby Hosea, Gina Torres, Steve James.

O cientista Miles Hawkins (Carl Lumbly) tem uma bela carreira e uma família perfeita. Durante um tumulto, Hawkins é atingido por um dísparo de um policial e fica paraplégico. Hawkins trabalhava no desenvolvimento de uma espécie de armadura que funcionaria acoplada ao cérebro da pessoa que a utilizasse. Ele decide se tornar a cobaia do próprio experimento e descobre que a armadura funciona. Ele consegue voltar a andar, ganhando força e agilidade. Apelidado de Mantis (louva-deus), pelo capacete parecer com o inseto, Hawkins utiliza a armadura para se tornar uma espécie de vigilante combatendo bandidos. É mais uma série com premissa interessante, que tinha Sam Raimi como produtor, mas que sobreviveu por apenas uma temporada.

A Volta dos Gatões (The Dukes of Hazzard: Reunion, EUA, 1997)
Direção – Lewis Teague
Elenco – John Schneider, Tom Wopat, Catherine Bach, Denver Pyle, James Best, Ben Jones, Stella Stevens.

O seriado “Os Gatões” (The Dukes Of Hazzard) fez grande sucesso rendendo sete temporadas, de 1979 a 1985. A trama se passava na pequena cidade de Hazzard, na Georgia, onde os primos Luke (Tom Wopat) e Bo (John Schneider) se metiam em confusões com o xerife Roscoe (James Best), que era dominado pelo chefão da cidade Boss Hogg (Sorrel Booke). O elenco tinha ainda a prima gostosa Daisy (Catherine Bach) e o Tio Jesse (Denver Pyle). A inspiração da série veio do sucesso de “Agarra-me se Puderes” com Burt Reynolds, longa que mostrou o potencial de audiência do público do sul dos Estados Unidos. Este telefilme mostra a reunião dos primos após alguns anos, que voltam para Hazzard com o objetivo de ajudar o Tio Jesse, que está sendo pressionado por uma empresária (Stella Stevens) para vender sua fazenda. O filme resgata as ótimas cenas de perseguição de carros, que eram o ponto principal da série, junto com o carro cor de laranja dos primos batizado de General Lee. A série ainda rendeu outro telefilme com o elenco original em 2000 e uma versão para o cinema com outro elenco em 2005. 

Missão Secreta (Once a Thief, Canadá, 1996)
Direção – John Woo
Elenco – Ivan Sergei, Sandrine Holt, Nicholas Lea, Robert Ito, Michael Wong.

No mesmo ano em que comandou o ótimo “A Outra Face”, John Woo emprestou seu talento neste curioso piloto de uma série policial que não decolou, rendendo apenas uma temporada. Com as limitações das produções de tv, John Woo foi obrigado a diminuir a violência, dando ênfase também a um triângulo amoroso. A trama começa em Hong Kong com o casal de ladrões Li Ann (Sandrine Holt) e Marc (Ivan Sergei) fugindo da máfia chinesa. Li Ann escapa, mas Marc acaba preso por uma organização secreta, que deseja recrutá-lo como agente. Algum tempo depois, Marc é enviado para o Canadá para encontrar Li Ann, que fica surrpesa ao vê-lo, pois ela já está vivendo com outro ladrão, Victor (Nicholas Lea). Após alguns desencontros, os três ladrões se tornam agentes e recebem a missão de eliminar um antigo companheiro de crime que vive em Hong Kong. O nome de John Woo neste telefilme é mais como uma grife, longe da qualidade dos seus trabalhos para o cinema.

Stingray (Stingray, EUA, 1985)
Direção – Richard A. Colla
Elenco – Nick Mancuso, Susan Blakely, Gregory Sierra, Lee Richardson.

Inspirado no sucesso de “A Super Máquina”, o roteirista e produtor Stephen J. Cannell criou esta série sobre um ex-agente secreto (Nick Mancuso), que viajava de cidade em cidade dirigindo um Corvette Stingray e ajudando pessoas em perigo. Ele não pedia dinheiro, a pessoa que era ajudada ficava devendo um favor, que mais tarde ele poderia cobrar das mais variadas formas. A premissa era legal e o personagem principal misterioso, porém a série durou apenas uma temporada. 

The Flash (The Flash, EUA, 1990)
Direção – Robert Iscove
Elenco – John Wesley Shipp, Amanda Pays, Alex Desert, Paula Marshall, Tim Thomerson, M. Emmet Walsh, Robert Hooks.

Após um acidente com produtos químicos, o cientista Barry Allen (John Wesley Shipp) descobre que se transformou no homem mais rápido do mundo. Sem saber como controlar este poder, Barry pede ajuda a cientista Tina McGee (Amanda Pays). Após a morte de seu irmão, Barry decide se transformar em um vingador caçando bandidos, para isso desenvolve uma roupa especial. Esta divertida série de ficção foi cancelada prematuramente após a primeira temporada. Mesmo com o ator John Wesley Shipp sendo um canastrão, os episódios eram recheados de ação, os efeitos especiais eram bons para época e até mesmo os vilões eram interessantes. Atualmente uma nova versão da série está no ar, mas não tive oportunidade de conferir. 

3 comentários:

Pedrita disse...

alf era divertido. beijos, pedrita

Bússola do Terror disse...

Eu nem sabia que tinham feito esse filme sobre o Alf.
O seriado era engraçado. Lembro bem.

Hugo disse...

Pedrita - Era um seriado bem legal.

Léo - É um filme caça-níquel. O seriado eram bem superior.

Abraço