quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ajuste de Contas & Amigos Inseparáveis


Ajuste de Contas (Grudge Match, EUA, 2013) – Nota 6,5
Direção – Peter Segal
Elenco – Sylvester Stallone, Robert De Niro, Alan Arkin, Kim Basinger, Kevin Hart, Jon Bernthal, Paul Ben Victor, LL Cool J, Anthony Anderson, Chael Sonnen.

Nos anos oitenta, os boxeadores Henry “Razor” Sharp (Sylvester Stallone) e Billy “The Kid” McDonenn (Robert De Niro) disputaram duas grandes lutas pelo título mundial, com uma vitória de cada. Após a segunda luta vencida por Razor, ele desiste da carreira, deixando Kid revoltado por desejar uma luta de desempate. 

Trinta anos depois, o jovem Dante (Kevin Hart) consegue reunir os dois ex-lutadores para gravarem seus golpes para um jogo de videogame. O ódio entre os lutadores gera uma ridícula briga no estúdio, que é filmada e se torna viral na internet. O sucesso do vídeo faz Dante tentar convencer os dois brigões para uma nova luta, mesmo com os sujeitos estando com mais de sessenta anos. 

O objetivo principal do roteiro é fazer rir através de piadas e sequências de constrangimento ligadas a idade dos personagens principais.

A química criada pela rivalidade entre os personagens de Stallone e De Niro é um dos pontos altos do filme, inclusive pela citação cinematográfica, já que os dois atores quando jovens interpretaram boxeadores em clássicos do cinema. 

As piadas na comparação do boxe com MMA também funcionam, inclusive com a participação do lutador Chael Sonnen, assim como o veteraníssimo Alan Arkin, hilário no papel do treinador de Stallone. Por outro lado, o pequeno drama sobre a disputa dos boxeadores pela bela Kim Basinger e a verdadeira história de seu filho vivido por Jon Bernthal se mostram puro clichê. 

O resultado é uma simpática sessão da tarde.

Amigos Inseparáveis (Stand Up Guys, EUA, 2012) – Nota 7
Direção – Fisher Stevens
Elenco – Al Pacino, Christopher Walken, Alan Arkin, Julianna Margulies, Mark Margolis, Lucy Punch, Addison Timlin, Vanessa Ferlito, Craig Sheffer.

Após cumprir uma pena de vinte e oitos anos, Val (Al Pacino) ganha liberdade e encontra a sua espera o amigo Doc (Christopher Walken). Os dois trabalhavam para o mafioso Claphands (Mark Margolis), que esperou quase três décadas para vingar a morte de seu filho, que foi assassinado por Val. Claphands deu a ordem para Doc assassinar Val assim que ele saísse da cadeia. Sem querer cumprir o acordo, Doc leva Val para curtir a noite, aproveitar um pouco dos anos perdidos. Os dois buscam ainda em uma casa de repouso o terceiro amigo, o motorista de fuga Hirsch (Alan Arkin). 

A premissa de reunir bandidos de terceira idade para uma última noite de loucuras resulta num divertido longa, que brinca com as dificuldades da idade e com o sentimento de amizade, tocando ainda nas relações de família, além de algumas boas cenas de brigas e tiros. 

Os diálogos entre Pacino, Walken e Arkin é outro ponto alto do filme, com os atores deixando a impressão de que se divertiram com os bons papéis.

É legal veteranos talentosos sendo bem aproveitados no cinema, mesmo sendo em um filme pequeno.

Nenhum comentário: