domingo, 3 de maio de 2015

Solo

Solo (Brasil, 2009) – Nota 7
Direção – Ugo Giorgetti
Elenco – Antonio Abujamra

Na sala de um apartamento no bairro de Higienopolis em São Paulo, um advogado aposentado (Antonio Abujamra), sentado em uma poltrona, conta para a câmera pequenas histórias sobre sua vida. Entre as diversas histórias, o velho personagem toca em temas como solidão, amor, separação, trabalho, frustrações e terceira idade, sempre relacionando sua vida com as mudanças da cidade de São Paulo durante os anos. É um verdadeiro teatro filmado, um monólogo que se mostra ainda mais interessante para quem vive em São Paulo e conhece os locais citados pelo personagem. 

O diretor Ugo Giorgetti, que também escreveu o texto, é um especialista em homenagear e criticar a cidade. Filmes como “Jogo Duro”, “Festa”, “Sábado”, “Boleiros” e “O Príncipe” retratam bairros e personagens paulistanos, sempre destacando as diferenças entre a cidade que estava em crescimento nos anos sessenta e setenta, com a metrópole maluca que se tornou gigante à partir dos anos oitenta. 

Em vários momentos, o personagem de Abujamra cita situações comuns que ocorrem na cidade, assim como as reações das pessoas. Ele fala do vizinho que sofreu um assalto causando comoção e medo no condomínio, mas que depois de alguns dias pessoa alguma se preocupava com o sujeito. Cita o amigo que se envolveu com política e não mais o atendeu, a pedinte no semáforo e ainda as calçadas dos bairros nobres repletas de sujeiras de cachorro. 

O texto é valorizado pela ótima interpretação de Antonio Abujamra. 

Nenhum comentário: