quinta-feira, 25 de junho de 2015

Julho Sangrento

Julho Sangrento (Cold July, EUA / França. 2014) – Nota 7
Direção – Jim Mickle
Elenco – Michael C. Hall, Sam Shepard, Don Johnson, Vinessa Shaw, Wyatt Russell, Nick Damici.

Julho de 1989, em uma pequena cidade do Texas, Richard Dane (Michael C. Hall) está dormindo com a esposa Ann (Vinessa Shaw) quando ouve um estranho barulho dentro da casa. Ele desce as escadas para verificar e encontra um sujeito encapuzado na sala. Assustado, Richard mata o sujeito com um tiro. 

O xerife (Nick Damici) rapidamente identifica o morto como sendo um perigoso bandido que estava foragido. O xerife considera a morte do bandido como legítima defesa e inocenta Richard. No dia seguinte, Richard fica muito preocupado ao descobrir que o bandido morto é filho de um ex-presidiário (Sam Shepard), que está na cidade para o enterro do sujeito. 

Esta premissa passa a impressão de que a história seguiria o caminho da vingança, comum a muitos filmes do gênero, com o veterano bandido pressionando a família do sujeito que por acaso matou seu filho, porém o roteiro apresenta duas interessantíssimas reviravoltas, que mudam completamente o relacionamento, a atitude e o destino dos personagens. 

Além da dupla principal, vale destacar ainda o veterano Don Johnson, que entra em cena no meio da trama com um papel importante. 

É legal também a estética dos anos oitenta nos cortes de cabelo dos personagens, nos carros e principalmente na trilha sonora. 

É um filme diferente, que ganha pontos por fugir do lugar comum das produções do gênero.

Nenhum comentário: