quinta-feira, 18 de junho de 2015

Os Mais Jovens

Os Mais Jovens (Young Ones, África do Sul / Irlanda / EUA, 2014) – Nota 7
Direção – Jake Paltrow
Elenco – Michael Shannon, Nicholas Hoult, Elle Fanning, Kodi Smit McPhee, Robert Hobbs, David Butler, Aimee Mullins.

Em um futuro próximo, várias regiões do mundo sofrem com a falta de água. Num destes locais, Ernest Holm (Michael Shannon) vive com os filhos Mary (Elle Fanning) e Jerome (Kodi Smit McPhee) e tenta se manter vendendo suprimentos para funcionários de uma empresa que trabalham na construção de dutos de água. 

Quando a mina de água que passa em seu terreno fica seca, Ernest tenta negociar a construção de um duto até sua casa, sendo ignorado pelo responsável pela empresa. A situação fica mais complicada, quando Flem (Nicholas Hoult), um jovem revoltado por seu pai ter perdido as terras da família, decide roubar os suprimentos dos empreiteiros utilizando um robô mecânico que pertence a Ernest, sem contar que ele namora escondido a jovem Mary, filha de Ernest. 

Dividido em três atos, sendo que cada ato é protagonizado por um personagem, este curioso longa começa devagar, dando a impressão de que a história não irá para lugar algum. Mas de forma surpreendente, a trama muda de rumo por duas vezes, prendendo a atenção do espectador até o final. 

É interessante a forma como o roteiro faz uma analogia sobre a disputa de gerações, mostrando que os jovens sempre tentam superar a geração anterior, criando uma eterna disputa por espaço e poder. 

Pela premissa do roteiro de Jake Paltrow, num período de crise e caos, as gerações tendem a ser engolidas mais rapidamente, abrindo espaço para jovens com cada vez menos idade. 

Nenhum comentário: