segunda-feira, 29 de junho de 2015

Skinning

Skinning (Skinning, Sérvia, 2010) – Nota 6,5
Direção – Stevan Filipovic
Elenco – Nikola Rakocevic. Viktor Savic, Natasa Solak, Nikola Kojo, Bojana Novakovic, Predrag Ejdus, Dragan Micanovic.

Em Belgrado na Sérvia, o adolescente Novica (Nikola Rakocevik) demonstra facilidade para aprender matemática, ao mesmo tempo em que se mostra inseguro em relação a vida. Quando Relja (Viktor Savic), um jovem que pertence ao um grupo neonazista se aproxima de Novica no colégio e o convida para assistir uma palestra de um professor que prega o nacionalismo, o garoto tem seu primeiro contato com o tema, ficando curioso em relação ao mundo dos skinheads.

Ao conhecer os jovens do grupo de Relja, Novica sente atração por Mina (Bojana Novakovic). Rapidamente, Novica se envolve com Mina e se integra ao grupo que prega ódio aos estrangeiros, homossexuais, judeus, muçulmanos e aos inimigos croatas. 

O polêmico tema tinha potencial para render um ótimo filme, muito por ser um problema atual em alguns países da Europa como a Sérvia, que sofreu com a sangrenta guerra civil dos Balcãs nos anos noventa e que até hoje mantém abertas as feridas entre os povos da região.

O problema do filme está na direção, que utiliza estranhos flashbacks e que falha na condução das fracas cenas de ação, que parecem terem sido produzidas para tv. A narrativa também falha ao mudar muito rapidamente o comportamento do protagonista, que passa de jovem inseguro para skinhead violento em pouquíssimo tempo. 

O ponto positivo está na abordagem do roteiro sobre a forma como intelectuais de direita, políticos e policiais corruptos utilizam estes grupos como massa de manobra para criarem confusões, propagarem sua ideias ou mesmo os transformarem em criminosos para esconderem seus próprios delitos. 

No final, fica a clara sensação de que a trama poderia render um filme bem melhor.  

Nenhum comentário: