quarta-feira, 1 de julho de 2015

Amor a Toda Prova & Alguém Tem Que Ceder


Amor a Toda Prova (Crazy, Stupid, Love, EUA, 2011) – Nota 6,5
Direção – Glenn Ficarra & John Requa
Elenco – Steve Carell, Ryan Gosling, Julianne Moore, Emma Stone, Analeigh Tipton, Jonah Bobo, Joey King, Marisa Tomei, Beth Littleford, John Carroll Lynch, Kevin Bacon, Liza Lapira.

Após vinte e cinco anos de casamento, Emily (Julianne Moore) decide se separar de Cal (Steve Carell), que na hora fica sem ação, mesmo após ouvir a esposa confessar que o traiu com um colega de trabalho. 

Sozinho depois de tantos anos, Cal decide passar as noites bebendo em um bar para solteiros, onde após reclamar da vida durante dias, é abordado pelo jovem Jacob (Ryan Gosling), sujeito boa pinta, que tem ótimo conversa e facilidade em conquistar mulheres. Jacob se torna uma espécie de mentor de Cal, o ensinando a se vestir e a utilizar seus truques para levar mulheres para cama. 

A premissa é interessante, ao mostrar as dificuldades de um sujeito meia-idade em lidar com o divórcio, os filhos e principalmente em como voltar ao mercado dos solteiros. A escolha de Steve Carell para o papel principal foi o grande acerto, seu carisma e facilidade em interpretar sujeitos deslocados na vida é perfeita. 

Os problemas do filme estão no roteiro, que tem como foco principal as relações amorosas, que tenta criar uma surpresa uma pouco forçada na meia-hora final e que infelizmente se mostra previsível. Os diretores falham também na decisão de inserir algumas situações que beiram o pastelão, como a sequência em que vários personagens se encontram no jardim da casa da família.

É uma pena, o bom elenco e a premissa prometiam um filme mais interessante. 

Alguém Tem Que Ceder (Something's Gotta Give, EUA, 2003) – Nota 7
Direção – Nancy Meyers
Elenco – Jack Nicholson, Diane Keaton, Keanu Reeves, Frances McDormand, Amanda Peet, Jon Favreau, Paul Michael Glaser, Rachel Ticotin, Kadee Strickland.

Harry Sanborn (Jack Nicholson) é um executivo da indústria musical que gosta de viver como jovem, mesmo estando na casa dos sessenta anos. Ele namora a bela Marin (Amanda Peet), garota que tem metade de sua idade. 

Em um final de semana, o casal segue para a casa de praia onde vive Helen (Diane Keaton), a mãe da garota. Helen rapidamente antipatiza com o egocêntrico Harry. Para piorar a situação, Harry sofre um ataque cardíaco e fica proibido pelo jovem médico Julian (Keanu Reeves) de voltar para casa. Helen é obrigada a abrigar Harry por um tempo e aguentar suas manias. 

Esta divertida ciranda de amores brinca com as relações entre pessoas com grande diferença de idade. As situações engraçadas do filme surgem desta premissa e várias delas funcionam, muito pelo talento dos veteranos Jack Nicholson e Diane Keaton. 

O roteiro não apresenta surpresas e a direção é correta. 

É a típica comédia romântica com cara de sessão da tarde.

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

Ah... eu gosto de "Amor a Toda Prova", mais do que "Alguém Tem que Ceder". Ainda que nenhum dos dois sejam obras primas.

bjs

Pedrita disse...

eu adoro alguém tem que ceder. beijos, pedrita

Marcelo Keiser disse...

Ambos os filmes são muito bons no que se propõem. Particularmente aprecio mais o segundo.

abraço

Hugo disse...

A todos - No geral, considero "Alguém Tem Que Ceder" um pouco melhor, mesmo com Steve Carell tendo uma ótima atuação em "Amor a Toda Prova".

Abraço