domingo, 27 de setembro de 2015

A Um Passo do Poder

A Um Passo do Poder (True Colors, EUA, 1991) – Nota 7
Direção – Herbert Ross
Elenco – John Cusack, James Spader, Imogen Stubbs, Mandy Patinkin, Richard Widmark, Dina Merrill, Philip Bosco, Paul Guilfoyle.

Em um hotel, Peter Burton (John Cusack) está em frente à tv aguardando ao lado de assessores o resultado das eleições para o Congresso Americano em 1990. Sua ansiedade contrasta com o olhar enigmático do amigo Tim Gerrity (James Spader), deixando claro que algo está errado. 

A trama volta para 1983, quando o destino coloca os dois jovens na mesma universidade onde começariam o curso de Direito. Tim é um jovem de classe média alta que namora Diana (Imogen Stubbs), que é filha de um senador (Richard Widmark), fato que abre o caminho para o rapaz conhecer pessoas influentes. 

Tim mostra este novo mundo a Peter, que a princípio tenta esconder suas raízes humildes. Mesmo em meio a poderosos, Tim se mostra um idealista, enquanto Peter demonstra grande ambição, fato que o fará tomar atitudes questionáveis durante sua carreira. 

O falecido diretor Herbert Ross foi um especialista em comédias e dramas, tendo aqui surpreendido ao investir numa trama enfocando os meandros da política e dos poderosos.

As carreiras paralelas da dupla de protagonistas seguem uma linha tênue entre legalidade, moralidade e desonestidade. Os dois enfrentam situações tentadoras que podem resultar em poder e riqueza, ao mesmo tempo em que a ética e até a honestidade são jogadas na lata do lixo. 

É um filme que não teve boa recepção da crítica na época, mas que é interessante para quem gosta de histórias sobre os bastidores do poder.

Nenhum comentário: