quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Invasores: Nenhum Sistema Está a Salvo

Invasores: Nenhum Sistema Está a Salvo (Who Am I – Kein System ist Sicher, Alemanha, 2014) – Nota 8
Direção – Baran Bo Odar
Elenco – Tom Schilling, Elyas M’Barek, Wotan Wilke Mohring, Antoine Monot Jr, Hannah Herzsprung, Trine Dyrholm, Stephan Kampwirth.

Benjamin (Tim Schilling) é o típico jovem perdedor. Órfão criado pela avó que agora sofre de Alzheimer, ignorado pelos colegas na escola e estudante medíocre, hoje sobrevive entregando pizzas. O único talento que o jovem descobriu com a solidão foi a facilidade em invadir sistemas. 

Após cometer um erro em uma tentativa de invasão, Benjamin é sentenciado a cumprir horas de trabalho comunitário. Durante o trabalho, ele conhece Max (Elyas M’Barek), outro hacker especialista em sistemas. Junto com outros dois sujeitos, Max e Benjamin criam um grupo de hackers que pregam a anarquia. A brincadeira sai do controle quando o grupo decide invadir o sistema de um órgão do governo. 

Este surpreendente longa alemão tem um engenhoso roteiro repleto de reviravoltas, com ótimos diálogos e uma trama narrada pelo protagonista. O roteiro recicla ideias de dois ótimos filmes americanos dos anos noventa, fato que o cinéfilo mais atento vai descobrir durante a reviravolta final. Não citarei os filmes, pois estragaria a surpresa. 

Outro ponto positivo é transformar os hackers em aventureiros. Diferente do perfil do nerd que fica apenas na frente do computador, aqui os jovens invadem prédios, pulam cercas e despistam seguranças para cumprir seus objetivos. 

O longa é uma agradável surpresa para quem gosta de suspense, ação e uma boa trama. 

Nenhum comentário: