quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Na Próxima, Acerto no Coração

Na Próxima, Acerto o Coração (La Prochaine fois je Viserai le Coeur, França, 2014) – Nota 6,5
Direção – Cédric Anger
Elenco – Guillaume Canet, Ana Girardot, Jean Yves Berteloot, Patrick Azam, Douglas Attal.

Cidade de Osie, França, 1978. Uma garota de bicicleta é atropelada e brutalmente assassinada com um tiro sem motivo algum. O assassino é Franck Neuhart (Guillaume Canet), um jovem policial que trabalha na guarda nacional, a chamada Gendarmeria. 

Sem levantar suspeitas dos companheiros de trabalho, Franck participa ativamente da busca pelo assassino, que ele é mesmo, além de enviar cartas para a polícia ameaçando cometer outros assassinatos. 

Baseado numa história real, este longa policial avisa nos letreiros iniciais que o espectadora verá uma história absurda, que foi transportada para o cinema a partir dos documentos oficiais da investigação. 

O ponto principal do roteiro não é o suspense, desde o início o espectador sabe quem é o assassino, a proposta é dissecar a personalidade distorcida do protagonista, mostrando seu incômodo ao conversar com os pais, o carinho pelo irmão menor, as mentiras no trabalho e a complexa relação de amor e ódio com a doce namorada (Ana Girardot). 

Quase tudo é estranho no filme, começando pelo protagonista, passando pela narrativa, até a trilha sonora que parece de filme de terror B. 

No final, a história se mostra mais interessante que o filme.   

2 comentários:

Marília Tasso disse...

Filme seco, curti demais a atuação de Guillaume Canet.

Hugo disse...

Marília - Sem dúvida, o filme tem narrativa seca e estranha.

Abraço