sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Pegando Fogo

Pegando Fogo (Burnt, EUA, 2015) – Nota 6
Direção – John Wells
Elenco – Bradley Cooper, Sienna Miller, Daniel Bruhl, Riccardo Scamarcio, Omar Sy, Sam Keeley, Henry Goodman, Stephen Campbell Moore, Emma Thompson, Uma Thurman, Alicia Vikander.

Após se afastar do trabalho por alguns anos, o chef Adam Jones (Bradley Cooper) reaparece em Londres com o objetivo de voltar a trabalhar em um restaurante de luxo e conseguir a cobiçada “terceira estrela” do guia gastronômico Michelin. 

Com uma personalidade egocêntrica e um passado ligado ao vício em drogas, bebidas e mulheres, a volta de Adam é vista com desconfiança pelos amigos e concorrentes. Ele consegue um emprego de modo pouco sutil ao pressionar o jovem Tony (Daniel Bruhl), um herdeiro milionário que comanda um famoso hotel. De volta à cozinha, Adam precisa lidar com a pressão do trabalho, com sua obsessão pela perfeição e o talento de uma jovem cozinheira chamada Helene (Sienna Miller). 

Hoje vivemos uma época em que os programas de tv e os reality shows transformaram chefs de cozinha em celebridades, sem contar os aventureiros que surgem apresentando seus “pratos maravilhosos”. Confesso que não tenho a mínima paciência com este tipo de programa e considero a chamada “alta gastronomia” uma grande bobagem, que serve apenas para ricos gastarem seu dinheiro em pratos minúsculos por causa do status. 

Dito isso, analisando apenas como cinema, a obra deixa a desejar. O roteiro é repleto de clichês e os personagens totalmente previsíveis. Próximo ao final, uma pequena surpresa com um personagem passa a impressão de que veríamos algo diferente em relação ao destino do protagonista, porém, na sequência a história volta ao rumo do convencional com uma explicação tola. 

O elenco internacional não compromete, mas vários deles são mal aproveitados, como Emma Thompson e Uma Thurman que parecem terem sido escaladas apenas para dar um pouco mais de credibilidade à história. 

Finalizando, é um filme indicado para a geração que curte “Master Chef” e similares, mas mesmo para eles eu indicaria “A Festa de Babette” de Gabriel Axel e “A Grande Noite” que foi dirigido a quatro mãos pelos atores Stanley Tucci e Campbell Scott e que mostra um delicioso banquete italiano, além de apresentar uma sensível história.

Nenhum comentário: