domingo, 3 de janeiro de 2016

The Ridiculous 6 & Férias Frustradas


The Ridiculous 6 (The Ridiculous 6, EUA, 2015) – Nota 4
Direção – Frank Coraci
Elenco – Adam Sandler, Nick Nolte, Terry Crews, Jorge Garcia, Rob Schneider, Taylor Lautner, Luke Wilson, Will Forte, Steve Zahn, Harvey Keitel, Jon Lovitz, Whitney Cummings, David Spade, Danny Trejo, Blake Shelton, Vanilla Ice, Julia Jones, Steve Buscemi, John Turturro, Chris Parnell, Chris Kattan, Norm MacDonald.

Faca Branca (Adam Sandler) é um homem branco que foi criado pelos índios e se tornou um grande guerreiro de sua tribo. Quando um veterano bandido (Nick Nolte) o procura dizendo ser seu pai verdadeiro, afirmando ainda que está morrendo e que precisa de ajuda para recuperar uma fortuna que ele mesmo roubou, Faca Branca acaba aceitando ajudar o sujeito, que em seguida é sequestrado por seus antigos companheiros. Para conseguir o dinheiro e resgatar o pai, Faca Branca decide assaltar bancos e pelo caminho cruza com cinco outros filhos do ladrão, todos seus meio-irmãos. 

Infelizmente o gênero de comédia rasgada parece ter chegado ao seu limite. Desde que John Landis fez “O Clube dos Cafajestes” em 1978 e o trio ZAZ (David Zucker, Jim Abrahams e Jerry Zucker) comandou “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu!” em 1980, o gênero que explora o absurdo e a anarquia apenas regrediu. 

Durante os anos oitenta e noventa, outros filmes como “Top Secret”, “Por Favor, Matem Minha Mulher” e “Top Gang” fizeram o público rir seguindo a mesma receita dos filmes citados, porém nos últimos vintes anos, o gênero se tornou um pastiche, dividido entre as paródias sem graça e as comédias que exploram a escatologia, como este péssimo “Ridiculous 6”. A premissa dos irmãos diferentes no velho oeste é ótima, o problema são os roteiristas e o diretor que acreditam serem engraçadas piadas com excrementos. 

É uma pena, tirando os dois primeiros “Se Beber, Não Case!” e alguns filmes da turma de Judd Apatow, pouca coisa se salva no gênero nestas últimas duas décadas. 

Férias Frustradas (Vacation, EUA, 2015) – Nota 5,5
Direção – John Francis Daley & Jonathan M. Goldstein
Elenco – Ed Helms, Christina Applegate, Skyler Gisondo, Steele Stebbins, Chris Hemsworth, Leslie Mann, Chevy Chase, Beverly D’Angelo, Charlie Day, Ron Livingston, Norman Reedus, Keegan Michael Kelly, Regina Hall.

Rusty Griswold (Ed Helms) trabalha como piloto em uma pequena empresa de aviação e leva uma vida normal de classe média. Casado com Debbie (Applegate) e pai de dois filhos adolescentes, Rusty decide criar uma aventura. Ela compra um estranho carro e decide atravessar o país com a família até um parque de diversões para dar uma volta em uma montanha russa gigante. Durante a viagem, a família se mete em diversas trapalhadas. 

Esta refilmagem da comédia com Chevy Chase e Beverly D’Angelo que fez sucesso em 1983 e que rendeu três continuações, se mostra uma longa apenas razoável, com poucas piadas engraçadas. O original fez sucesso, mas também não era um grande filme. 

Ed Helms e Christina Applegate seguram bem os papéis dos pais atrapalhados e tentam fazer rir com o material. Até mesmo a participação de Chase e D’Angelo como os pais de Ed Helms é apenas burocrática. 

A curiosidade fica por conta da direção dupla, sendo que um dos responsáveis é o ator John Francis Daley, que quando criança era um dos protagonistas da ótima série “Freeks and Geeks, que por sinal logo comentarei no blog.

3 comentários:

Bússola do Terror disse...

Oi!
Vim desejar um feliz 2016!
Até mais!

Amanda Aouad disse...

A Netflix toda hora me mostra Ridiculous, mas ainda não tive coragem de ver. Da mesma forma que esse remake, o original tem uma memória afetiva que prefiro não estragar, rs.

bjs

Hugo disse...

Léo - Um ótimo 2016 para vc tb!

Amanda - Pode passar longe deste filme com Sandler. Sobre "Férias Frustradas", como citei no texto, o original já não era grande coisa, valendo apenas como memória afetiva.

Abraço